Coimbra  22 de Outubro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

ESEnfC e instituições parceiras voltam a unir-se para limpar o Mondego

18 de Setembro 2020 Jornal Campeão: ESEnfC e instituições parceiras voltam a unir-se para limpar o Mondego

É já amanhã (19) que a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), Associação de Estudantes da ESEnfC, Santander Universidades, Coimbra Stand Up Paddle e Águas de Coimbra se reúnem para a segunda acção de voluntariado ambiental “Mondego limpo tem mais encanto”.

No dia em que também se celebra o World Cleanup Day (Dia Mundial da Limpeza), estes cinco parceiros voltam, em mais uma acção de cidadania e de voluntariado ambiental, a dar um pequeno contributo para a limpeza das margens do rio Mondego, entre a ponte de Santa Clara e a ponte pedonal Pedro e Inês.

A iniciativa decorre entre as 10h00 e as 13h00, com início no Centro Náutico do Choupalinho (Parque Verde na margem esquerda), sendo que o lixo recolhido será pesado, separado e depositado em contentores selectivos.

A ESEnfC é signatária da Carta de Compromisso das Instituições do Ensino Superior com o Desenvolvimento Sustentável, documento assinado a 31 de Outubro de 2019, que representa a vontade de cumprir “um papel central na evolução para uma sociedade sustentável, livre, justa, solidária e tolerante, caracterizada pelo respeito pela natureza e pela pessoa humana”.

De acordo com esta carta de compromisso, as instituições do ensino superior obrigam-se a integrar, “de forma transversal em todas as suas actividades, a Agenda 2030 para atingir os Objectivos do Desenvolvimento Sustentável”.

Esta acção enquadra-se, ainda, no plano estratégico que a ESEnfC desenhou para o período 2020/2024, concretamente no eixo “Direcção, Gestão e Desenvolvimento Sustentável”, que compreende um programa para o desenvolvimento dos estudantes e um programa de gestão ambiental e energética.