Coimbra  28 de Novembro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

ESEnfC e CHUC assinam acordo de parceria académico-clínica

22 de Junho 2021 Jornal Campeão: ESEnfC e CHUC assinam acordo de parceria académico-clínica

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) e o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) assinaram, recentemente, um acordo de parceria académico-clínica, que visa maximizar recursos e criar oportunidades a ambos os sectores, académico e clínico.

Trata-se de uma parceria para promover a utilização da evidência científica disponível, permitindo melhorar a informação para a tomada de decisão nos cuidados de saúde, concorrendo, também, para alcançar melhores resultados para os cidadãos.

O processo de translação do conhecimento necessita de uma maior interacção, de modo a colmatar três insuficiências conhecidas no meio: as lacunas entre a necessidade de conhecimento e a investigação realizada, mas também entre a investigação “básica” (de laboratório) e a investigação clínica, e, finalmente, entre o conhecimento existente e a sua implementação na rotina diária da prestação de cuidados.

É com base na constatação desta necessidade de acrescentar valor aos resultados em saúde, através duma abordagem integrada, que a ESEnfC e o CHUC se empenharam, activamente, numa colaboração estreita entre investigadores e consumidores finais (enfermeiros, médicos, outros profissionais de saúde e utentes), para seleccionar tópicos de investigação primária e secundária, promover investigação clínica e implementar a melhor evidência disponível.

O CHUC, enquanto parceiro clínico, beneficiará, entre outros, do envolvimento contínuo e da oportunidade de participação dos seus profissionais de saúde em actividades de formação/partilha (por exemplo, workshops, webinars…) sobre o melhor conhecimento disponível, o que permitirá auxiliar os profissionais de saúde na tomada de decisão clínica e no envolvimento do consumidor final (cidadão) neste processo. O CHUC terá, ainda, a possibilidade de contribuir para o desenvolvimento de actividades de investigação/implementação com relevância clínica em colaboração com o Portugal Centre for Evidence Based Practice: A JBI Centre of Excellence (PCEBP).

O PCEBP, acolhido pela Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E) da ESEnfC, é um centro de excelência do Joanna Briggs Institute (JBI), um prestigiado organismo internacional de investigação e desenvolvimento sem fins lucrativos sediado na Universidade de Adelaide (Austrália).

A UICISA: E prevê, no seu eixo estratégico de desenvolvimento para a Síntese e Implementação da Ciência, desenvolver a prática baseada em evidência, actuando na rede internacional de centros colaboradores para a síntese e implementação de ciência.

Concomitantemente, o Núcleo de Investigação em Enfermagem (NIE) do CHUC tem como objectivo, no seu planeamento estratégico para o desenvolvimento da investigação de enfermagem nas unidades hospitalares que integra, promover a implementação da evidência científica na prática clínica.

A UICISA: E, enquanto parceiro académico, beneficiará da divulgação dos trabalhos de investigação aos consumidores finais para garantir a sua relevância clínica, da ampliação das oportunidades para o desenvolvimento de projectos de implementação, e do desenvolvimento de revisões sistemáticas e projectos de implementação clinicamente relevantes.

No âmbito desta parceria, está prevista para o ano de 2021 a realização de dois webinars, um evento científico, duas reuniões com envolvimento de consumidores finais (enfermeiros e utentes), bem como o desenvolvimento de revisões sistemáticas e projectos de implementação (da evidência científica).