Coimbra  2 de Março de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

ESEnfC debate sustentabilidade num planeta em aquecimento global

28 de Junho 2023 Jornal Campeão: ESEnfC debate sustentabilidade num planeta em aquecimento global

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) promove amanhã um debate sobre sustentabilidade, encerrando as actividades do programa Eco-Escolas 2022-2023. O evento, intitulado “Sustentabilidade na Comunidade da ESEnfC”, terá como ponto de partida a exibição do documentário “Uma verdade inconveniente”, apresentado pelo ex-vice-presidente dos Estados Unidos da América, Al Gore.

O auditório do Polo A da ESEnfC, localizado na Avenida Bissaya Barreto, em Celas, será o palco para a visualização do premiado e controverso filme dirigido por Davis Guggenheim em 2006. A sessão terá início às 17h00 e será seguida por uma análise e discussão dos temas abordados pelo documentário.

O objectivo do evento é sensibilizar a comunidade académica e a opinião pública para os comportamentos destrutivos que têm levado a consequências devastadoras no planeta Terra, como as alterações climáticas e as condições meteorológicas extremas, incluindo ondas de calor.

Para moderar o debate, a ESEnfC convidou Carla Rodrigues, doutorada em Ciências e Engenharia do Ambiente e especialista em engenharia ambiental, gestão ambiental na indústria alimentar e valorização de subprodutos da indústria alimentar, da Escola Superior Agrária de Coimbra.

O evento encerrará com um lanche partilhado, seguindo o conceito de “refood”, que consiste na reutilização de alimentos em boas condições para evitar o desperdício. A esplanada do bar do edifício do Polo A da ESEnfC será o local onde estudantes e participantes poderão desfrutar da refeição, com a preparação e serviço de bebidas não alcoólicas a cargo dos estudantes da ESEnfC.

A ESEnfC aderiu ao Programa Eco-Escolas em 2019-2020, uma iniciativa internacional lançada pela Fundação para a Educação Ambiental (Foundation for Environmental Education – FEE) e desenvolvida em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa. Este programa tem como objectivo incentivar a realização de actividades que contribuam para a melhoria do desempenho ambiental das escolas, reconhecendo e premiando o trabalho realizado ao longo do ano lectivo.

Além disso, a ESEnfC é signatária da Carta de Compromisso das Instituições do Ensino Superior com o Desenvolvimento Sustentável.