Coimbra  12 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

ESEnfC debate “Famílias e mudanças demográficas”

14 de Maio 2023 Jornal Campeão: ESEnfC debate “Famílias e mudanças demográficas”

“Famílias e mudanças demográficas” é o tema do XV Encontro do Dia Internacional da Família que a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) comemora, amanhã (15), numa iniciativa, em formato online, cuja abertura está marcada para as 10h00.

A intervenção junto de famílias em transição para a parentalidade, o relacionamento conjugal em famílias neurodiversas, as famílias monoparentais e famílias reconstruídas com filhos adolescentes e, ainda, as famílias com idosos, são realidades em destaque num painel (intitulado “Sustentabilidade na saúde: Tendências e desafios na família”) com início às 11h30. Quatro assuntos trazidos a debate por enfermeiros de unidades de saúde do Porto, de Coimbra, de Lousada e de Ponte da Barca.

Já num painel no período da tarde (14h30), sobre “Sustentabilidade na Educação: Formação dos estudantes e desafios demográficos”, serão apresentados dois projectos dinamizados na ESEnfC: “Antecipar a experiência de ser idoso” (pela docente da Unidade Científico-Pedagógica de Enfermagem do Idoso, Adriana Coelho) e “Fundo de Apoio de Emergência do capítulo Phi-Xi [da Sigma Theta Tau Internacional] a Estudantes de Enfermagem” (pela técnica superior de Ação Social, Mafalda Vale).

O programa do encontro compreende, também, a conferência “Novas tendências da vida familiar em Portugal”, a proferir, às 10h30, pela investigadora no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, a cujo Observatório das Famílias e das Políticas de Família pertence, Susana Atalaia.

Na sessão de abertura (10h00), intervirão, além do presidente da ESEnfC, Fernando Amaral, e de outros responsáveis por órgãos da instituição, as presidentes da Sociedade Portuguesa de Enfermagem de Saúde Familiar (SPESF) e da Mesa do Colégio da Especialidade de Enfermagem Comunitária da Ordem dos Enfermeiros, respectivamente Maria Henriqueta Figueiredo e Maria Clarisse Louro.

Reflectir sobre o impacto das alterações demográficas nas dinâmicas familiares, disseminar projetos de intervenção familiar e comunitária e partilhar práticas de sustentabilidade no ensino e na educação para a promoção da saúde das famílias, são objectivos deste XV Encontro do Dia Internacional da Família, organizado pela Unidade Científico-Pedagógica de Enfermagem de Saúde Pública, Familiar e Comunitária, da ESEnfC, em parceria com a SPESF.

“Famílias e mudanças demográficas” foi é o tema lançado pelas Nações Unidas para a celebração, em 2023, do Dia Internacional da Família, data que se comemora «para realçar os direitos e responsabilidades das famílias e alertar para as questões económicas, sociais e demográficas que influenciam a sustentabilidade familiar e social», refere a organização deste encontro da ESEnfC.