Coimbra  27 de Outubro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

ESEnfC convida Paulo Joaquim Pina Queirós a falar sobre a Ciência de Enfermagem

13 de Outubro 2020 Jornal Campeão: ESEnfC convida Paulo Joaquim Pina Queirós a falar sobre a Ciência de Enfermagem

“Ciência de Enfermagem: Contributos para a Discussão Disciplinar” é o título da lição de sapiência inserida na cerimónia de abertura das aulas na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), a proferir, esta terça-feira (16h00), pelo Professor Doutor Paulo Joaquim Pina Queirós, doutorado em Desenvolvimento e Intervenção Psicológica, na Universidade da Extremadura, e com pós-doutoramento na área da Enfermagem, no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (Universidade do Porto).

A efeméride académica, no auditório António Arnaut (instalações do polo B da Escola, em São Martinho do Bispo), começa às 15h30, com os discursos de Cristiana Duarte, presidente da Associação de Estudantes da ESEnfC, Aida Cruz Mendes, presidente da ESEnfC, e José Pereira Miguel, presidente do Conselho Geral da instituição.

Da sessão consta, ainda, pelas 16h30, a entrega dos prémios de mérito académico Marta Lima Basto, dirigidos a estudantes da licenciatura em Enfermagem com as melhores médias e à nova aluna que, na 1,ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior de 2020 (CNA2020), entrou com a maior classificação: 18,8 valores.

A cerimónia de abertura solene das aulas, em modo presencial para um número limitado de pessoas, encerra, após as 17h15, com a actuação da Tuna de Enfermagem de Coimbra. As actividades são, no entanto, transmitidas por Zoom para todos os elementos da comunidade educativa da ESEnfC.

Na ESEnfC, o começo do ano lectivo de 2020/2021 foi já no dia 07 de Setembro, para os estudantes que transitaram para o 2.º ano da licenciatura.

Para os demais colegas de curso, o início de ano escolar teve outras datas, tendo em conta não só os ensinos clínicos do ano lectivo anterior ainda por concluir – suspensos desde Março, como medida de prevenção e de contenção do surto do novo coronavírus –, mas também as alterações na calendarização prevista para o Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior 2020 e que empurraram para Outubro o arranque de actividades dos alunos do 1.º ano.

Para os estudantes do 4.º ano da licenciatura em Enfermagem o ano lectivo começa só a 23 de Novembro.