Coimbra  25 de Maio de 2022 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

ESEnfC comemora Dia Mundial da Actividade Física com várias iniciativas

4 de Abril 2022 Jornal Campeão: ESEnfC comemora Dia Mundial da Actividade Física com várias iniciativas

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) para comemorar o Dia Mundial da Actividade Física, que se assinala na quarta-feira (6), tem a decorrer uma semana cheia de actividades.

Uma caminhada num dos pólos da instituição, um seminário realizado pela Internet e algumas “sessões experimentais” de pilates, aeróbica, ioga e ginástica de manutenção, são algumas das acções que constituem uma semana de iniciativas.

Este conjunto de actividades, entre os dias 4 e 8 de Abril, e que compreende ainda vários momentos de sensibilização sobre os benefícios do exercício físico, enquadra-se num programa mais vasto, de promoção da comunidade educativa na vida da Escola, no âmbito do plano estratégico da ESEnfC em vigor até 2024.

Para o Dia Mundial da Actividade Física está agendado, a partir das 14h00, o webinar “Actividade física e promoção da saúde”.

Neste seminário serão apresentados exemplos de intervenções de Enfermagem no desenvolvimento da actividade física, falar-se-á sobre o impacto da Covid-19 nos níveis de actividade física e, também, sobre os hábitos de actividade física na comunidade académica da ESEnfC.

Segue-se, nesse mesmo dia, a partir das 16h00 (check-in e entrega de kits de participação), a caminhada, nos jardins do Pólo B da Escola, em São Martinho do Bispo.

«A actividade física é essencial ao equilíbrio físico e psicológico», mas «Portugal é um dos países com níveis mais baixos de actividade física, o que deve preocupar as entidades e organizações nacionais e a população no geral», lê-se na apresentação do programa de actividades preparado pela ESEnfC para comemorar este dia mundial.

Os organizadores destas actividades comemorativas referem que «as Orientações da União Europeia para a Actividade Física, a Estratégia Europeia para a Actividade Física 2016-2025, aprovada pela Organização Mundial de Saúde, e a Estratégia Nacional para a Promoção da Actividade Física, da Saúde e do Bem-Estar 2016-2025, reconhecem a importância da promoção de um estilo de vida saudável na prevenção das doenças crónicas não transmissíveis e os seus efeitos benéficos em muitas doenças, perspectivando o “exercício como medicamento” (DGS, 2016, p. 10)».

«Também o Programa Nacional para a Promoção da Actividade Física», prossegue o texto de base a este evento comemorativo, «definiu como objectivos, no que se refere à actividade física, aumentar a literacia, a valorização e participação da população, capacitar os profissionais de saúde, incentivar ambientes facilitadores de actividade física, nomeadamente no trabalho, na escola/universidade, entre outros contextos de vida, e promover a vigilância da actividade física e boas práticas nesta área».