Coimbra  24 de Novembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

ESEC reúne investigadores para discutir o “Desenvolvimento Motor da Criança”

12 de Novembro 2020 Jornal Campeão: ESEC reúne investigadores para discutir o “Desenvolvimento Motor da Criança”

Vai decorrer amanhã (13) e sábado (14), o 15.º Seminário de Desenvolvimento Motor da Criança – SDMC, promovido pela Unidade de Investigação Aplicada em Ciências do Desporto da Escola Superior de Educação do Politécnico de Coimbra.

Esta edição, realizada em parceria com o Laboratório ‘BabyLab’ da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e o Centro de Investigação do Desporto e da Actividade Física da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da UC, vai reunir, virtualmente, 150 investigadores, professores, estudantes e profissionais.

Durante estes dois dias, o programa vai ter três conferências e 62 comunicações sobre temas diversificados, organizados em cinco áreas: desenvolvimento; aprendizagem e controlo motor; percepção e acção; desenvolvimento em contextos; problemas e desordens no desenvolvimento; desenvolvimento motor e talento desportivo.

O SDMC contará com a “presença” dos principais investigadores portugueses no domínio do Desenvolvimento Motor da Criança, onde vão ser apresentadas as mais recentes pesquisas e o conhecimento científico úteis para todos os profissionais que trabalham nas áreas do desenvolvimento na infância.

No primeiro dia vão realizar-se duas conferências plenárias: Manuel João Coelho e Silva irá apresentar a conferência com o tema “Estudo Longitudinal de futebol de Coimbra: concepção, opções metodológicas e sumário de evidências”; e João Barreiros, falará sobre “Envolvimento e desenvolvimento: efeitos distais”.

O Seminário terminará com a conferência plenário sobre “Brincar e ser activo em tempos estranhos e incertos”, por Carlos Neto, Beatriz Pereira e Eduardo Sá.