Coimbra  2 de Junho de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Investigadores da ESEC promovem estudo sobre como as pessoas lidam com a pandemia

30 de Março 2020 Jornal Campeão: Investigadores da ESEC promovem estudo sobre como as pessoas lidam com a pandemia

Uma equipa de investigadores do Centro do Desenvolvimento do Potencial Humano do Instituto de Investigação Aplicada do Instituto Politécnico de Coimbra (I2AIPC) e do Núcleo de Investigação em Ciências Sociais e Humanas da ESEC (NICSH), está a conduzir um estudo internacional sobre a forma como as pessoas lidam com a pandemia covid-19.

A investigação decorre simultaneamente em Espanha, Itália, Austrália, Polónia, Canadá, Reino Unido, México, Indonésia e Portugal, cuja equipa é composta por Sónia Costa, Rui Antunes e Sofia Silva.

Estes investigadores consideram importante recolher dados que permitam o desenvolvimento de estratégias de intervenção que reduzam os impactos psicológicos negativos associados a este fenómeno.

De forma concreta, o objectivo do estudo é “estabelecer a prevalência de sintomas psicológicos e identificar a forma como variáveis como a personalidade, a ansiedade, o stress e a depressão interferem na forma como as pessoas lidam com as ameaças (reais e imaginárias) da pandemia covid-19 e com a situação de isolamento social imposta pelo estado de emergência”.

A recolha de dados é feita através de um questionário divulgado nas redes sociais e os autores pedem a colaboração de todos, acedendo ao mural da Escola Superior de Educação de Coimbra, ou do Centro de Desenvolvimento do Potencial Humano, no Facebook, ou solicitando o link do questionário através do endereço electrónico nicsh@eses.pt.