Coimbra  18 de Maio de 2022 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

ESEC oferece curso de Português a refugiados ucranianos

13 de Março 2022 Jornal Campeão: ESEC oferece curso de Português a refugiados ucranianos

A Escola Superior de Educação do Politécnico de Coimbra vai oferecer 30 vagas do Curso Livre de Português para Estrangeiros a refugiados de origem ucraniana que tenham chegado a Portugal na sequência da situação de guerra que se vive no seu país.

O curso irá funcionar às segundas e quartas-feiras, em horário pós-laboral, das 17h30 às 19h30 em formato online, permitindo assim que os participantes estejam em qualquer zona do país desde que lhes seja disponibilizado um computador com acesso a Internet. Para os refugiados que se encontrem em Coimbra, a ESEC disponibiliza ainda uma sala de aula onde possam assistir às aulas.

Esta iniciativa de responsabilidade social da instituição, pretende apoiar a população ucraniana que, perante a situação de guerra, tenha como destino Portugal.

“A aprendizagem da língua portuguesa é fundamental para o processo de integração das pessoas refugiadas que chegam ao país, constituindo uma condição facilitadora à sua melhor integração. Ao dar esta oportunidade de aprender a língua portuguesa, a ESEC, estará também a contribuir para melhorar as suas condições de sucesso, quer no mercado de trabalho, quer no sistema de ensino nacional”, refere a Escola.

A ESEC já tinha contribuído com a recolha de bens para a campanha “A Ucrânia precisa de ti!” promovida junto da comunidade do Politécnico de Coimbra, a qual resultou na recolha de cerca de duas toneladas de bens essenciais destinadas à população ucraniana.

A Escola de Línguas da Escola Superior de Educação de Coimbra tem ainda em funcionamento cursos livres de Alemão, Francês, Língua Gestual Portuguesa, Inglês e Italiano.

Os refugiados ucranianos interessados em frequentar o Curso Livre de Português para estrangeiros ou as instituições que tenham acolhido refugiados da Ucrânia que possam integrar o curso devem contactar a Knowledge Factory – Language School da Escola Superior de Educação de Coimbra através do email gaiei-kf@esec.pt a manifestar o seu interesse até dia 18 de Março.