Coimbra  29 de Março de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

ESEC dinamiza IV edição do Projecto “Viajar com Livros”

12 de Maio 2021

A Escola Superior de Educação de Coimbra anunciou hoje (12) que vai dinamizar a IV edição do projecto “Viajar com Livros”.

Este evento será desenvolvido entre amanhã (13) e 18 de Junho de 2021 e dinamizado pela docente da Escola Superior de Educação do Politécnico de Coimbra, Sofia Gonçalves.

O projecto será desenvolvido nas escolas de Cabo Verde com a participação de 60 contadores/as de histórias, entre os quais se destacam os/as alunos/as de Educação Básica e Teatro e Educação da ESEC.

projecto “Viajar com Livros coordenado pela docente Sofia Gonçalves desde 2009 em Cabo Verde visa criar bibliotecas escolares nas várias ilhas do arquipélago.

Este projecto nasceu com o apoio e colaboração da empresa Mota-Engil, aquando da sua intervenção no porto de Palmeira na ilha do Sal.

Ao longo das edições que foram realizadas, o projecto contou com vários parceiros como a Embaixada de Portugal em Cabo Verde, Mota-Engil, Ministério da Educação de Cabo Verde, Escolas Portuguesas e Cabo Verdianas, Rede de Bibliotecas Municipais e, mais recentemente, juntaram-se as instituições Unesco, o Plano Nacional de Leitura de Cabo Verde, a Escola Superior de Educação do Politécnico de Coimbra, a Fundação Manuel António da Mota e o KINDER (CES).
Esta edição conta ainda com o apoio do Colégio Bom Jesus (Coimbra), Rede de Bibliotecas e Município de Condeixa-a-Nova e a colaboração de alunos e docentes dos cursos de Educação Básica e Teatro e Educação da ESEC.

Sem qualquer tipo de financiamento, este projecto tem conseguido mover “ilhas e oceanos” e alcançado dois grandes objectivos: criar espaços de leitura (bibliotecas e cantinhos de leitura) e promover o gosto pela leitura nos alunos do Ensino Básico de Cabo Verde.