Coimbra  28 de Outubro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

ESEC acolhe Encontro Nacional de Educação em Ciências

16 de Setembro 2021 Jornal Campeão: ESEC acolhe Encontro Nacional de Educação em Ciências

A Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC) realiza a partir de hoje (16) até dia 18 o XIX Encontro Nacional de Educação em Ciências (ENEC) | IV International Seminar on Science Education (ISSE).

Centrado nas temáticas Transversalidades: diálogos e interacções, pretende alargar o âmbito da Educação em Ciências, dialogando e interagindo com outras áreas do conhecimento, de modo a evidenciar os seus contributos para uma cidadania que se deseja plural, solidária, interveniente e responsável.

O evento vai decorrer online e é promovido pelo Núcleo de Investigação e Educação, Formação e Intervenção da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra e a Associação Portuguesa de Educação em Ciências (APEduC).

Trata-se de um evento realizado desde 1986 sendo organizado, bianualmente e alternadamente num Instituto Politécnico e numa Universidade, com o apoio da Associação Portuguesa de Educação em Ciências.

O Encontro está organizado em painéis, sessões paralelas, mesas redondas, conferências plenárias e uma conferência de honra, onde serão abordadas temáticas como: educação em ciências: balanço e perspectivas; investigação, saúde, ciências e educação; a educação digital e a literacia científica; neuromitos; educação em ciências em contexto não formal; sustentabilidade e ambiente; educação em ciências – onde publicar?; artes, educação em ciências e ciência cidadã; ciências, ética e cidadania.

Áreas como a Neurociência, Sentimentos e Emoções, Saúde, Direitos Humanos, Ambiente e Sustentabilidade, Artes, Educação não formal e Ciência Cidadão, serão tema de debate, nesta iniciativa que terá como convidados na sessão de abertura o presidente do IPC, o presidente da ESEC, a presidente da APEduC e a presidente da Comissão Organizadora.

Após a sessão de abertura, os trabalhos iniciarão com o painel “Educação em ciências: balanço e perspectivas” moderado por Cecília Galvão da Universidade de Lisboa, o qual contará com a intervenção dos docentes e investigadores António Cachapuz e Isabel P. Martins da Universidade de Aveiro, Helena Caldeira da Universidade de Coimbra, Manuela Jorge da Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro e Laurinda Leite da Universidade do Minho.

Destaca-se a conferência de honra sobre “Neuromitos” proferida por Alexandre Castro Caldas, actual director do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa, foi até Fevereiro de 2004, Professor Catedrático de Neurologia na Faculdade de Medicina de Lisboa e director do Serviço de Neurologia do Hospital de Santa Maria em Lisboa. Foi, ainda, presidente da Sociedade Portuguesa de Neurologia entre 1989-1992 e presidiu à International Neuropsychological Society entre 2001-2002.

Nas comunicações de trabalhos de investigação e relatos de práticas no âmbito da Educação em Ciências, estarão representadas, colaborativamente, tanto universidades como institutos nacionais e estrangeiros, tais como a Universidade de Aveiro, Universidade de Coimbra, Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro, Universidade do Minho, Universidade de Lisboa/IST, Universidad de Extremadura, CESIRE-CDEC. Universitat Autònoma de Barcelona, Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa, Centro Monitorização e Interpretação do Ambiente. Estarão ainda presentes, representantes das revistas científicas: Indagatio Didáctica, Revista Alambique, Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias, Revista APEduC, Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências.