Coimbra  29 de Maio de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

ESEC abre candidaturas para Cursos Livres de Línguas

6 de Agosto 2023 Jornal Campeão: ESEC abre candidaturas para Cursos Livres de Línguas

A Knowledge Factory – Language School da Escola Superior de Educação do Politécnico de Coimbra tem abertas as candidaturas até 1 de Setembro, para a frequência de Cursos Livres de Línguas no 1.º semestre 2023/2024.

Encontram-se a decorrer candidaturas aos aos vários níveis dos cursos livres de Alemão, Espanhol, Francês, Língua Gestual Portuguesa, Inglês, Italiano e, ainda, Português para estrangeiros.

Com início previsto para Setembro, os cursos livres de línguas funcionarão em regime E-Learning, num total de 60 horas, com uma carga horária semanal de 4 horas (2 aulas de 2 horas, por semana) em horário pós-laboral (após as 18h30 durante a semana e/ou aos sábados), com a excepção dos cursos de Alemão A1.1 e A1.2 que iniciam as aulas às 16h00.

Os cursos têm um custo total de 180 euros para o público em geral e de 135 euros para a comunidade do Politécnico de Coimbra de acordo com o estabelecido na tabela de emolumentos. Este valor inclui a taxa de candidatura de 25 euros, a taxa de inscrição de 25 euros, a propina no valor de 115 euros para o público geral e de 70 euros para actuais alunos do Politécnico de Coimbra (IPC), funcionários docentes e não docentes do IPC e respectivos agregados familiares directos; diplomados pela ESEC (cônjuge e descendentes); cooperantes (cônjuge e descendentes) e o certificado de conclusão do curso no valor de 15 euros.

Os Cursos Livres de Línguas da ESEC serão leccionados exclusivamente à distância, com recurso a tecnologia multimédia, metodologias interactivas, materiais de referência e apoio online.

Todos os cursos livres de línguas da ESEC estão estruturados de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas. O quadro de referência é a base comum de aprendizagem de línguas estrangeiras na Europa, o qual abrange as competências linguísticas em diferentes áreas.

Aprender uma língua envolve diferentes campos de aprendizagem, fomenta um maior desenvolvimento cognitivo em áreas como a flexibilidade mental ou a criatividade. Portanto, estudar uma língua estrangeira melhora a nossa capacidade de aprender, de obter melhores resultados académicos e profissionais, abre novas oportunidades de trabalho.

Além dos benefícios cognitivos, a aprendizagem de uma língua estrangeira conduz-nos à aquisição de outras aptidões de grande relevo. Aprender línguas implica também lidar com as respectivas culturas num mundo em rápida e constante mudança mutação e cada vez mais global.

O encontro com diferentes culturas gera uma maior tolerância para com os diversos estilos de vida, hábitos sociais e costumes, melhorando significativamente as capacidades de comunicação e de intercompreensão.

É com esse objetivo maior que a Knowledge Factory – Language School abriu as suas portas, não apenas a pensar na valorização dos estudantes da Escola Superior de Educação de Coimbra mas, ainda, em toda a restante comunidade.