Coimbra  13 de Junho de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Escritora Teolinda Gersão premiada

22 de Dezembro 2016 Jornal Campeão: Escritora Teolinda Gersão premiada

A escritora Teolinda Gersão, natural de Coimbra, conquistou, ontem (21), o Prémio Literário de Vergílio Ferreira pelo conjunto da sua obra.

O júri justificou a escolha pela “alta qualidade da arte narrativa expressa nos vários géneros de ficção clássica, em particular o romance e o conto”.

O percurso da escritora, segundo o painel de especialistas – presidido por António Sáez Delgado e que incluiu Pedro Ferré, Mário Avelar, Gustavo Rubim e Elisa Esteves – “adquire especial relevo pela independência da autora relativamente a todas as modas ou tendências que, de alguma forma, condicionam os caminhos da literatura contemporânea”.

Em Novembro, Teolinda Gersão recebera, pela segunda vez, o Prémio de Fernando Namora pelo romance ‘Passagens’; a primeira vez tinha sido em 2001, com a obra “Os Teclados”.

A cerimónia de entrega do Prémio de Vergílio Ferreira, instituído pela Universidade de Évora em 1997, realiza-se na mesma instituição, a 01 de Março [de 2017].

João de Melo, Lídia Jorge, Hélia Correia, José Gil, Luísa Dacosta, Mário de Carvalho, Agustina Bessa-Luís, Eduardo Lourenço e Mia Couto são alguns dos escritores já distinguidos com aquele prémio.

Teolinda Gersão estudou Germanística, Romanística e Anglística nas Uuniversidades de Coimbra, Tübingen e Berlim, foi leitora de português na Universidade Técnica de Berlim, assistente na Faculdade de Letras de Lisboa e, depois de provas académicas, professora catedrática da Universidade Nova lisboeta.