Coimbra  4 de Dezembro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Escolas de Poiares distinguidas como amigas do ambiente

22 de Abril 2021 Jornal Campeão: Escolas de Poiares distinguidas como amigas do ambiente

Três centros escolares de Vila Nova de Poiares – Arrifana, Poiares – Santo André e Miguel de Poiares – foram galardoados com a bandeira Eco-Escolas.

Para além desta distinção, o Agrupamento de Escolas do concelho foi distinguido com o galardão Eco-Agrupamento.

Este momento foi assinalado com o hastear desta última bandeira na escola sede do Agrupamento, pelo seu presidente, Eduardo Sequeira, acompanhado do presidente da Câmara Municipal, João Miguel Henriques, e vice-presidente com o pelouro da Educação e Ambiente, Artur Santos, e na presença de professores e alunos.

De referir que, para além das escolas públicas, este ano, o Município contou ainda com a participação do CBEISA – Centro de Bem estar Infantil de Santo André, o qual também recebeu a respectiva bandeira Verde Eco-Escola.

Estes galardões são promovidos e atribuídos pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa, “assinalando e reconhecendo os resultados de mais um ano de trabalho no âmbito do programa Eco–Escolas, vocacionado para a educação ambiental, a sustentabilidade e para a cidadania”, disse o Município de Vila Nova de Poiares.

O programa destina-se, sobretudo, às escolas do ensino básico (do 1.º ao 3.º ciclo), mas pode ser adaptado e implementado noutros graus de ensino, com vista a encorajar acções e reconhecer o trabalho desenvolvido pela Escola em benefício do ambiente.

Recorde-se que também o Município de Vila Nova de Poiares foi, pelo terceiro ano consecutivo, distinguido com o galardão ECO XXI, figurando entre os municípios com os melhores índices de sustentabilidade, reconhecendo as melhores práticas implementadas pela autarquia e valorizando um conjunto de aspectos considerados fundamentais à construção do desenvolvimento sustentável, alicerçados nos pilares fundamentais da educação no sentido da sustentabilidade e na qualidade ambiental.

Para o presidente da Câmara Municipal, João Miguel Henriques, “todas estas distinções são, para além de motivo de orgulho, uma responsabilidade acrescida para toda a comunidade, reafirmando o compromisso do Município para com os seus munícipes, de trabalhar a sustentabilidade nas áreas ambiental, económica e social, dando ainda especial atenção à importância da educação neste processo, já que os mais novos são o agente primordial para a sensibilização ambiental e sobretudo para a mudança de hábitos e comportamentos”, afirmou.