Coimbra  12 de Junho de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Escolas de Coimbra recebem projecto de Literacia Mediática

4 de Junho 2021 Jornal Campeão: Escolas de Coimbra recebem projecto de Literacia Mediática

As escolas de Coimbra começam a receber, na segunda-feira (7), a ‘Escolinha dos Media’, um projecto de Literacia Mediática promovido pelo Instituto Superior Miguel Torga (ISMT).

Esta acção pretende sensibilizar alunos e docentes para a importância da educação para os media.

A iniciativa é organizada pela Licenciatura em Jornalismo do Instituto Superior Miguel Torga (ISMT), em Coimbra.

A primeira actividade é destinada aos alunos do 2.º B e do 4.º B da Escola Básica de Solum Sul, do Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro.

“Um dos membros da equipa docente do ISMT, também jornalista, tratará de sensibilizar crianças e docentes para a importância da educação para os media”, refere uma nota de imprensa enviada à agência Lusa.

O projecto é dirigido a crianças e jovens dos três Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário e tem como objectivo melhorar os seus “níveis de literacia mediática”.

“É nossa intenção ajudar os estudantes a assumirem um olhar crítico sobre as novas formas de conectividade, os novos modelos de comunicação, sem esquecer aquilo que os jornais, rádios e televisão todos os dias nos oferecem”, referiu o coordenador do projecto, Dinis Manuel Alves.

A ‘Escolinha Dos Media’ surgiu da “necessidade, há muito sentida, de suprir, no público-alvo referido, lacunas gritantes no que reporta à literacia mediática, conhecimentos considerados fundamentais para uma esclarecida e salutar vivência numa sociedade democrática”, explica.

As temáticas a abordar vão muito para além do combate às notícias falsas.

As aulas abertas nas escolas vão iniciar-se em Coimbra, alargando-se no próximo ano lectivo aos restantes concelhos que integram a Comunidade Intermunicipal de Coimbra (CIM-RC), 19, no total.

Estas aulas vão ser gravadas para depois estarem disponíveis no canal “Youtorga” e nas redes sociais da iniciativa.

A Licenciatura em Jornalismo do ISMT realizou recentemente um conjunto de ‘e-lessons’ com profissionais do sector. Os vídeos destas aulas virtuais estão igualmente disponíveis nas redes sociais da ‘Escolinha dos Media’.

Esta iniciativa conta com outras facetas e uma delas é a possibilidade de estudantes e professores formularem perguntas a serem respondidas por docentes do ISMT ou por profissionais do sector, havendo já alguns vídeos publicados com as primeiras perguntas e respostas.

O projecto vai ainda disponibilizar documentos relacionados com o universo da comunicação, destacando-se as versões integrais de jornais portugueses publicados nos finais do século XIX e início do século XX.