O distrito de Coimbra tem 23 escolas “Amigas da Criança”, um selo atribuído pela Confederação Nacional das Associações de Pais (CONFAP), da editora Leya e do psicólogo Eduardo Sá, a propósito da primeira edição da iniciativa “Escola Amiga da Criança”.
Este selo “visa distinguir escolas que concebem e concretizem ideias extraordinárias para um desenvolvimento mais feliz da criança no ambiente escolar”, revelam os promotores.
As 23 escolas com o selo foram distinguidas pelos vários projectos desenvolvidos, em diferentes categorias, desde “Alimentação, Saúde e Ambiente”; “Cidadania e/ou inclusão”; “Digital”; “Envolvimento família/comunidade”; “Espaços Escolares”; “Segurança”; “Actividades extracurriculares e/ou interdisciplinares” e “Formação Cívica”.
As escolas premiadas com este selo foram:
A segunda edição desta iniciativa tem candidaturas abertas até 05 de Abril, podendo direcções, professores, pais e alunos de escolas candidatar os seus projectos educativos.
As candidaturas podem ser submetidas através do website https://www.leyaeducacao.com/escolaamigadacrianca/, sendo posteriormente analisadas por um júri.
O vencedor do projecto ganha 5 000 euros em livros LeYa, o projecto distinguido em cada categoria ganha 500 euros também em livros LeYa para as bibliotecas das escolas e, ainda, a distinção/selo para todas as escolas cujos projectos se destaquem.