Coimbra  29 de Julho de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Escolas da Mealhada hastearam bandeiras do ambiente para assinalar Dia da Terra

23 de Abril 2021 Jornal Campeão: Escolas da Mealhada hastearam bandeiras do ambiente para assinalar Dia da Terra

As onze escolas do concelho da Mealhada galardoadas pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) hastearam, ontem (22), as bandeiras Eco-Escolas, no âmbito do Dia Mundial da Terra e do Dia Internacional Eco-Escolas.

Para a Câmara Municipal da Mealhada, “o hastear da bandeira verde à porta de cada uma das escolas é apenas o ato simbólico de um projecto que envolve alunos, professores, Agrupamento de Escolas e Câmara Municipal da Mealhada e comporta inúmeras actividades como a criação de hortas biológicas, jardins, actividades de recolha de lixo e limpeza e criação de compositores orgânicos nas escolas. Implica também sessões relativas aos sete R’s da sustentabilidade – Repensar, Recusar, Reduzir, Recuperar, Reutilizar, Reciclar e Reintegrar – para todos os alunos do 5.º ao 9.º ano de escolaridade, realizadas pelo Centro de Interpretação Ambiental da Mealhada”.

Os estabelecimentos distinguidos pela ABAE, este ano, são a EB2 da Mealhada, o Centro Escolar do Luso, o Jardim de Infância e a EB1 de Casal Comba, o Centro de Assistência Paroquial da Pampilhosa, a Escola Profissional Vasconcellos Lebre e os jardins de Infância da Pampilhosa, Canedo, Quinta do Valongo e Carqueijo.

De referir que o Eco-Escolas é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE. A iniciativa pretende encorajar acções e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade, tratando-se de um programa coordenado a nível internacional, nacional, regional e de escola.