Coimbra  16 de Junho de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Escolas: Agrupamentos recebem da CMC 157 500 euros

12 de Dezembro 2016 Jornal Campeão: Escolas: Agrupamentos recebem da CMC 157 500 euros

Os seis agrupamento de escolas de Coimbra vão receber da Câmara Municipal 157 500 euros para reforço do apoio à actividade.

Protocolos de apoio foram assinados, hoje, pelo líder do Município e por representantes dos agrupamentos de Coimbra – Centro, Coimbra – Oeste, Coimbra – Sul, de Eugénio de Castro, de Martim de Freitas e da Rainha Santa Isabel (Pedrulha).

À Orquestra Clássica do Centro a CMC atribuiu 25 000 euros para realização de um projecto educativo e social.

O projecto “Na música todos contam” é dirigido a crianças dos terceiro e quarto anos de escolaridade (primeiro ciclo) e a idosos de instituições particulares de solidariedade social (IPSS´s), visando proporcionar-lhes interacção com músicos profissionais.

Ao nível dos agrupamentos, os 157 500 euros destinam-se a encargos com telecomunicações, comparticipação nas despesas com material didáctico e às actividades de complemento curricular, caso das visitas de estudo (49 500 euros) das crianças dos primeiro, segundo e terceiro escalões do abono de família a frequentarem escolas e infantários.

O montante de 157 500 euros enquadra-se no Plano Municipal de Acção Social Escolar (PMASE) para o presente ano lectivo, cujo orçamento ascende a 1,16 milhões de euros.

O PMASE destina-se, segundo a autarquia, a assegurar “a igualdade de oportunidades” de acesso à educação e de sucesso escolar a todas as crianças do ensino pré-escolar e do primeiro ciclo do ensino básico da rede pública concelhia, abrangendo, por exemplo, alunos com necessidades educativas especiais.

“Na música todos contam” visa gerar curiosidade e gosto pela actividade artística, desenvolvimento da capacidade de avaliação estética e do sentido crítico, estimulação das capacidades cognitivas promoção do convívio entre gerações.

As IPSS´s contempladas, nesta fase, são a Associação Nacional de Apoio ao Idoso, Casa de Repouso de Coimbra, Centro Comunitário de Desenvolvimento e Solidariedade Social de Coimbra, Centro da Rainha Santa, Associação das Cozinhas Económicas, Centro Socio-Cultural Polivalente de S. Martinho, Associação de Solidariedade Social dos Professores, Centro Socio-Cultural de Nossa Senhora de Lourdes, Lar de Idosos da Venerável Ordem Terceira da Penitência de S. Francisco, Lar de Idosos da Casa do Juiz, Lar da Graça de S. Filipe e Lar de Santo António (Cáritas), a par das escolas de Santa Apolónia, Pedrulha, Trouxemil,Vendas de Ceiras, Antanhol, S. Martinho do Bispo, Tovim,Santa Cruz, Souselas, S. João do Campo, Arzila e S. Martinho de Árvore.

O presidente da CMC, Manuel Machado, acompanhado pelo vereador Jorge Alves, inscreveu a outorga dos protocolos na comemoração do 40º. aniversário das primeiras eleições autárquicas do pós-25 de Abril de 1974.