Coimbra  17 de Maio de 2022 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Escola Superior de Tecnologia da Saúde assinala Dia Mundial da Saúde

6 de Abril 2022 Jornal Campeão: Escola Superior de Tecnologia da Saúde assinala Dia Mundial da Saúde

A Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Politécnico de Coimbra (ESTeSC-IPC) vai assinalar o Dia Mundial da Saúde, que se comemora amanhã (7), com a XII edição do Seminário Educação pelos Pares. “Health Promotion for Well-being, Equity and Sustainable Development” é o tema da conferência, alinhada com o slogan da Organização Mundial da Saúde (OMS) para assinalar a data: “Our Planet, Our Health”. O evento tem início às 15h00, no anfiteatro Cristina Girão da ESTeSC-IPC, e é aberto a todos os interessados.

“Em plena pandemia, num planeta poluído e face ao aumento de doenças como o cancro, a asma e as doenças cardiovasculares, a OMS procura chamar a atenção da comunidade internacional para as medidas urgentes que são necessárias para preservar a saúde dos seres humanos e do planeta e para encorajar um movimento de mudança, no sentido das sociedades se focarem no ‘bem-estar’ das populações”, explica a coordenadora do projecto Educação pelos Pares da ESTeSC-IPC, Ana Paula Amaral, lembrando que “sociedades que promovem o bem-estar são sociedades saudáveis”.

Há 12 anos que o projecto Educação pelos Pares da ESTeSC-IPC celebra o Dia Mundial da Saúde, realizando um evento científico alusivo ao tema identificado pela OMS. “O nosso planeta, a nossa saúde” é o mote para a discussão prevista no painel principal do seminário deste ano. Moderado pelo director do departamento de Saúde Pública da ARS Centro, João Pedro Pimentel, o painel conta com a participação do presidente da Secção de Promoção da Saúde da European Association of Public Health, Luís Saboga Nunes, do presidente do Conselho Nacional de Ecologia e Promoção da Saúde da Ordem dos Médicos, Luís Meneses de Almeida, e do investigador do Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Coimbra (que participou na elaboração da Estratégia Municipal de Saúde do município de Coimbra), Miguel Padeira. “Promoção da Saúde e bem-estar”, “Saúde e Sustentabilidade” e “Equidade em Saúde” serão os temas a abordar.

Participam na sessão de abertura do Seminário Educação pelos Pares, o presidente da ESTeSC-IPC, Graciano Paulo, a presidente da AE-ESTeSC, Madalena Azaruja, e a docente coordenadora do projecto Educação pelos Pares, Ana Paula Amaral. No âmbito do encontro, os estudantes voluntários do projecto farão ainda uma apresentação sobre as actividades que têm vindo a desenvolver.

Criado em 2009, o projecto Educação pelos Pares da ESTeSC-IPC apoia os estudantes no processo de integração no ensino superior, valorizando e estimulando a sua participação activa na organização das actividades que desenvolve. Promover o bem-estar e a saúde (física e mental) dos estudantes da ESTeSC-IPC e diminuir comportamentos de risco são os principais objectivos.