Coimbra  30 de Novembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Escola Superior de Enfermagem de Coimbra é sensibilizada para o cancro da mama

21 de Outubro 2020 Jornal Campeão: Escola Superior de Enfermagem de Coimbra é sensibilizada para o cancro da mama

De 26 a 30 de Outubro, o des.LIGA – Departamento de Educação para a Saúde no Ensino Superior assinala, na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), o mês da prevenção do cancro de mama, através da iniciativa Outubro Rosa.

Por todo o mundo, durante este mês, a cor rosa é utilizada para homenagear as mulheres com cancro da mama, sensibilizar para a prevenção e diagnóstico precoce, bem como apoiar a investigação nesta área. A iniciativa, conhecida por “Outubro Rosa”, nasceu na década de 1990 com o intuito de mobilizar a sociedade para a luta contra esta doença. O projecto des.LIGA junta-se, uma vez mais, a este movimento, para informar, sensibilizar e, sobretudo, para inspirar a mudança.

Os voluntários do projecto, estudantes da licenciatura em Enfermagem, durante a “semana rosa” irão decorar dois espaços (no polo A e no polo B da Escola) e em momentos específicos, nomeadamente nos intervalos, irão dinamizar pequenas intervenções educativas. Paralelamente, o circuito interno de televisão da ESEnfC emitirá vídeos e mensagens alusivos ao tema.

Recorde-se que o cancro de mama é um problema de saúde pública, apesar de não ser dos mais letais, tem uma incidência elevada, sobretudo na mulher (apenas um em cada 100 cancros se desenvolvem no homem). De acordo com os últimos dados do projecto GLOBOCAN, da responsabilidade da International Agency for Research on Cancer, o cancro de mama é o tipo de tumor mais comum na mulher e o segundo mais frequente em todo o mundo. Actualmente em Portugal, com uma população feminina de cinco milhões, surgem mais de 6 000 novos casos de cancro da mama por ano, ou seja, 11 novos casos por dia, morrendo por dia quatro mulheres com esta doença.