Coimbra  18 de Maio de 2022 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Escola Secundária D. Duarte inaugura novo Auditório com homenagem a docente

27 de Abril 2022 Jornal Campeão: Escola Secundária D. Duarte inaugura novo Auditório com homenagem a docente

A Escola Secundária D. Duarte, em Coimbra, vai inaugurar, no dia 29, pelas 16h30, o novo Auditório, homenageando um dos seus docentes mais notáveis. O programa da inauguração e baptismo estende-se até dia 29 e envolve todo o Agrupamento de Escolas de Coimbra Oeste (AECO).

“A atribuição do nome de José Manuel Melo ao Auditório da Escola Secundária D. Duarte pretende perpetuar e amplificar a herança que nos deixou, de empenho profissional, cultural e cívico. Através do seu exemplo e testemunho, pretendemos que estes valores cheguem a toda a comunidade escolar”, refere a escola.

O docente empreendeu, com a sua iniciativa e intervenção no campo literário e pedagógico, acções na Região Centro, em Cabo Verde e na Ilha Terceira (Açores). Foi director e encenador durante 25 anos [1978-2004] do Núcleo de Teatro da Escola Secundária de D. Duarte – Trupe Leal Conselheiro.

Com a direcção do professor José Manuel Melo, a Trupe Leal Conselheiro foi conquistando louvores e prémios no país e a nível internacional, em Festivais de Teatro Francófono, no âmbito de duas associações para a juventude que integrava: Vents et Marées (França) e Roeland (Bélgica) em salutar competição com grupos análogos do universo francófono. Participou em vários projectos e Bienais de Festivais de Teatro em França, Áustria, Bélgica, Canadá, Roménia, Hungria, e também em Marrocos, completando onze internacionalizações.

José Manuel Fernandes Pereira de Melo, nasceu em Luanda em 1 de Maio de 1942, e assumiu como orientação da sua função docente iniciada em 1966, ensinar a cultivar a sensibilidade “para que cada um de nós se sinta mais feliz pela Escola de Hoje e pelo mundo que Ela, paulatinamente, vai ajudando a construir”, como escreveu em Maio de 1990.

Em 2004, após uma longa missão permanente em Coimbra, regressou a Lamego.

Na última década exerceu, na Universidade Sénior Jerónimo Cardoso onde ensinou Literatura Portuguesa e no Teatro, levou à cena várias peças. Descansa desde 5 de Outubro de 2018, em Lamego.

O Auditório da Escola Secundária D. Duarte, agora escola-sede do Agrupamento de Escolas Coimbra Oeste, recebe o nome de José Manuel Melo.

Ao longo da semana, no sentido de dar a conhecer e transmitir à comunidade escolar e, em especial, aos alunos, o legado profissional e cultural de José Manuel Melo, decorrerá no Auditório um programa de actividades culturais, para as quais foram seleccionadas turmas de todos os níveis de ensino.