Coimbra  21 de Outubro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Escola de Verão da UC dá a conhecer aos jovens o que é ser astronauta

4 de Junho 2019

As inscrições para uma nova edição da escola de Verão da Universidade de Coimbra, que vai decorrer entre 15 e 19 de Julho, estão já abertas.

A iniciativa, dirigida a alunos do ensino secundário, é organizada conjuntamente pelo Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), pelo Observatório Geofísico e Astronómico da Universidade de Coimbra (OGAUC) e pelo LIP – Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas.

O principal objectivo deste desafio prende-se, segundo a organização, com a intenção de “motivar estudantes a participar na próxima selecção de astronautas da ESA, que ocorrerá no final da década. Através das actividades propostas pretende-se transmitir o máximo de informação sobre os critérios de selecção de astronautas”.

A escola “Como ser Astronauta?” será dividida em módulos, cada um correspondendo a um domínio do processo de selecção, designadamente fisiologia, experiência de voo, línguas estrangeiras, formação académica, técnica e científica, psicologia, habilidade para trabalhos de construção e de reparação e actividades físicas.

No âmbito do módulo da formação técnica e científica pretende-se colocar em contacto alunos e empresas nacionais com ligação ao sector espacial, bem como gerar sinergias entre instituições nacionais que poderão dar apoio aos futuros candidatos durante o processo de selecção.

As inscrições podem ser efectuadas em https://www.lip.pt/events/2019/Como-ser-astronauta/

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com