Coimbra  14 de Julho de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Escola de Saúde de Coimbra é única no país certificada na Perfusão Cardiovascular

24 de Junho 2020 Jornal Campeão: Escola de Saúde de Coimbra é única no país certificada na Perfusão Cardiovascular

O Programa de Formação de Perfusionistas da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra (ESTeSC) obteve reacreditação da parte do ‘European Board of Cardiovascular Perfusion (EBCP), sendo a única instituição de ensino superior no país a renovar esta certificação.

Desta forma, os licenciados em Fisiologia Clínica e Cardiopneumologia da ESTeSC podem realizar o exame de acesso à prática da Perfusão Cardiovascular, que lhes permite desempenhar a profissão em qualquer país da Europa.

Desde 2012 que o Programa de Formação de Perfusionistas da ESTeSC é acredito pela EBCP, entidade máxima na regulação do acesso à profissão de perfusionista na Europa.

O perfusionista é um elemento essencial numa equipa de cirurgia cardíaca, trabalhando com dispositivos que permitem manter vivo o paciente sempre que é necessário o suporte ou substituição das funções desempenhadas pelo coração e pulmões.

Este programa da ESTeSC, ao ser acreditado pela EBCP, é também reconhecido pela European Association for Cardio-Thoracic Surgery, pela European Society for Cardiovascular Surgery e pela European Association of Cardiothoracic Anesthesiologists.