Coimbra  12 de Junho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Escola de Pombal triunfa com ‘Portable Football Arena’ em Concurso de Ideias da CCDR Centro

6 de Junho 2024 Jornal Campeão: Escola de Pombal triunfa com ‘Portable Football Arena’ em Concurso de Ideias da CCDR Centro

O projecto “Portable Football Arena” da Escola Tecnológica, Artística e Profissional de Pombal foi o grande vencedor do Concurso Regional de Ideias de Negócio nas Escolas 2024, promovido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro I.P. (CCDR Centro). Este projecto destacou-se pela sua criatividade, inovação e viabilidade, reflectindo o espírito empreendedor e a dedicação dos estudantes e professores envolvidos.

O segundo lugar foi conquistado pelo projecto “Smart Feed Pets” da Escola Secundária de Tondela e o terceiro lugar foi para a Escola Profissional de Aveiro – Pólo Sever do Vouga com o projecto “Pedal Turístico”.

A final do concurso, que se realizou ontem (5) na Universidade de Aveiro, reuniu os alunos finalistas, os seus colegas de turma e os professores provenientes de várias escolas da região. O evento foi ainda marcado por um conjunto de actividades que proporcionaram aos estudantes uma oportunidade de conhecer a oferta formativa da Universidade de Aveiro.

Portable Football Arena
Escola Tecnológica, Artística e Profissional de Pombal
O projecto incorpora uma solução de seis balizas que permitem o treino dos jogadores em qualquer lugar. Pretende-se melhorar as capacidades de passe/remate, tempo de reacção e precisão dos jogadores, num ambiente dinâmico onde é possível a monitorização da evolução do desempenho de cada atleta.

Smart Feed Pets
Escola Secundária de Tondela
O projecto prevê a criação de um alimentador inteligente de comida sólida para cães e gatos, com tecnologia IoT, integrando, entre outras funcionalidades, o controlo por reconhecimento facial, controlo por voz, controlo remoto, controlo manual, leitura do microchip e temporizador.

Ideia de Negócio: Pedal Turístico
Escola Profissional de Aveiro | Pólo Sever do Vouga
Este projecto apresenta uma bicicleta estática que promove a saúde e o bem-estar através do exercício físico, contribuindo para a sustentabilidade ambiental. Cada pedalada converte energia cinética em electricidade. A energia acumulada transforma-se em iluminação para o espaço circundante, representando o esforço físico dos participantes, alimentando um tablet que exibe informações turísticas interactivas sobre o município e possui, também, uma estação de carregamento para telemóveis embutida.