Coimbra  30 de Maio de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Escola de Enfermagem de Coimbra volta ao rio para limpar o Mondego

2 de Junho 2023 Jornal Campeão: Escola de Enfermagem de Coimbra volta ao rio para limpar o Mondego

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) promove, sábado, no âmbito do Dia Mundial do Meio Ambiente, a 6.ª edição da iniciativa de voluntariado ambiental “Mondego limpo tem mais encanto”.

Esta actividade, organizada pelo Gabinete de Apoio ao Voluntariado (GAV) da ESEnfC, no período da manhã (9h30 – 12h30) de sábado, começa com uma acção de sensibilização sobre “Água, Património e Sustentabilidade”, pela jornalista brasileira, mestre em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos e doutoranda, na Universidade de Coimbra, em Território, Risco e Políticas Públicas, Rita de Almeida.

Com o ponto de encontro marcado para o Coimbra Stand Up Paddle/Centro Náutico, no Choupalinho (margem esquerda do Mondego), a iniciativa prossegue com ritmos afro-latinos (10h00), trazidos pela Tribo da Dança (Centro Norton de Matos), seguindo-se a limpeza, a pé ou em prancha de paddle, das margens e do leito do rio.

Com a colaboração de outros cidadãos e parceiros institucionais, os voluntários da ESEnfC farão uma acção de limpeza do Mondego (onde, habitualmente, se acumulam plásticos, garrafas de vidro e outros desperdícios desagradáveis), numa extensão entre a ponte de Santa Clara e a ponte pedonal Pedro e Inês.

Para esta iniciativa, a ESEnfC conta com o apoio de várias organizações e entidades: Coimbra Stand Up Paddle, Tribo da Dança (Centro Norton de Matos), projeto des.Liga (Liga Portuguesa contra o Cancro), programa EcoEscolas, Mercado Abastecedor da Região de Coimbra/Programa 5 ao Dia e Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Coimbra.

Do interior da instituição associam-se, também, a esta acção o projecto Convidas e a Associação de Estudantes da ESEnfC.

A ESEnfC é signatária da Carta de Compromisso das Instituições do Ensino Superior com o Desenvolvimento Sustentável, que representa a vontade de cumprir «um papel central na evolução para uma sociedade sustentável, livre, justa, solidária e tolerante, caraterizada pelo respeito pela natureza e pela pessoa humana». É, ainda, membro da Rede Campus Sustentável e da Rede de Voluntariado do Ensino Superior, sendo uma das escolas galardoadas com a Bandeira Verde do programa Eco-Escolas.