Coimbra  12 de Maio de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Escola de Enfermagem de Coimbra lança livro no Dia Mundial da Saúde

6 de Abril 2021 Jornal Campeão: Escola de Enfermagem de Coimbra lança livro no Dia Mundial da Saúde

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) lança na próxima quarta-feira (07) o livro “Educação e trabalho interprofissional em saúde”, obra que reúne os contributos e a opinião de 43 personalidades de reconhecido mérito, de diferentes áreas da saúde e com distintas experiências pessoais e profissionais, que assim partilham as suas reflexões acerca do tema.

A monografia será apresentada pela presidente da ESEnfC, Aida Cruz Mendes, numa sessão por videoconferência, a partir da plataforma Videocast/FCCN (com início às 11h40).

O assinalar dos 140 anos da Escola e o Dia Mundial da Saúde servem de mote para o lançamento desta obra.

“Se dúvidas houvesse, o ano transacto, com a eclosão e desenvolvimento de uma grande crise pandémica, demonstrou à sociedade o quanto o trabalho na área da saúde necessita de um trabalho colaborativo entre todos os trabalhadores, de como a resiliência de um serviço nacional de saúde depende dos seus recursos humanos. Esta resiliência dependente de recursos humanos não diz respeito só ao número absoluto de efectivos – cuja escassez a crise veio a realçar –, mas também se refere à sua diversidade e articulação”, escreve a professora Aida Cruz Mendes, na nota de abertura da publicação, dada à estampa também no Ano Internacional dos Profissionais de Saúde e Cuidadores.

Do dia comemorativo desta quarta-feira farão ainda parte uma breve alocução da directora do Centro Colaborador da Organização Mundial de Saúde (OMS) sediado na ESEnfC, Ananda Fernandes – “Dia Mundial da Saúde 2021 – Para um mundo mais equitativo e saudável” (11h50) e uma nota (às 12h00) sobre a adesão à campanha mundial “#NursesTogether”, apresentada pelo membro da equipa local Nursing Now, Verónica Coutinho, também docente da ESEnfC.

As comemorações do Dia Mundial da Saúde (07 de Abril) na ESEnfC serão transmitidas pela plataforma Videocast/FCCN: através do link: https://videocast.fccn.pt/live/idpesenfc_esenfc/comemoracao_mundial_saude.