Coimbra  8 de Março de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Escola de Enfermagem de Coimbra entre as instituições politécnicas mais inovadoras

21 de Outubro 2020 Jornal Campeão: Escola de Enfermagem de Coimbra entre as instituições politécnicas mais inovadoras

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) obteve a 4.ª pontuação mais alta em matéria de inovações, de entre as instituições de ensino superior politécnico portuguesas.

Esta foi uma avaliação recente do ‘Consumer Guidance Institute Portugal’, que teve em conta o número de patentes registadas entre 2017 e 2019.

A 4.ª pontuação mais alta em matéria de inovações agora atribuída à ESEnfC teve em consideração, sobretudo, o número de patentes registadas naquele período, mas, também, o factor de qualidade das inovações e o foco da inovação que lhes estão associados.

Em causa estão sete patentes, detidas em exclusivo pela ESEnfC ou em cotitularidade com outras organizações: “Chupeta multifunções”; “Dispositivo de acondicionamento para sistemas de soros”; “Dispositivo de hidratação subcutânea”; “Dispositivo dispensador de luvas e desinfectante de mãos”; “Dispositivo para avaliação da temperatura em recipientes”; “Dispositivo para impedimento de entrada de ar na linha venosa”; e “Dispositivo para recapsulação de agulhas”.

Para Aida Cruz Mendes, presidente da ESEnfC, “o lugar alcançado é fruto do investimento que docentes e investigadores de enfermagem têm realizado na procura de soluções inovadoras para os cuidados de enfermagem”, cujo desenvolvimento se fundamenta “nas necessidades das pessoas, na orientação da enfermagem e na colaboração de profissionais de outras áreas, como a engenharia”.