Coimbra  6 de Dezembro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Escola de Enfermagem de Coimbra debate “Violência Sexual: (Des)Ocultar Violências”

25 de Novembro 2021 Jornal Campeão: Escola de Enfermagem de Coimbra debate “Violência Sexual: (Des)Ocultar Violências”

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) promove, hoje (25), um seminário internacional subordinado ao tema “Violência Sexual: (Des)Ocultar Violências”.

A iniciativa visa consciencializar para a importância de todos no combate à violência baseada no género.

Organizado pelo projecto da ESEnfC, “(O)Usar & Ser Laço Branco”, o seminário, por ocasião do Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres (que se assinala a 25 de Novembro), procura, não só, dar a conhecer diferentes manifestações e comportamentos de violência sexual, as suas implicações na saúde e respostas socio-legais para a minimização e erradicação deste flagelo, mas também analisar a implementação de planos de acção para a igualdade de género nas instituições de ensino superior, identificando áreas prioritárias de intervenção.

Os trabalhos do encontro (em formato virtual, via Zoom) começam às 14h15, hora da sessão de abertura, pelos professores Cristina Veríssimo, do projecto “(O)Usar & Ser Laço Branco”, e João Apóstolo, coordenador da Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem.

Logo de seguida decorre a conferência “Masculinidades: trabalhar com homens na prevenção da(s) violência(s)”, por Ritxar Bacete González (director Executivo na Promundo Spain Consulting).  Contará também com a exibição de um vídeo feito por estudantes e professores do projecto “(O)Usar & Ser Laço Branco”, que procura contribuir para informar, sensibilizar e educar jovens através dos seus pares, para prevenirem e combaterem a violência exercida directamente sobre as mulheres, especialmente no contexto das relações de intimidade.

“(Des)Ocultar Violências” é o título do painel programado para as 15h45, no qual se discutirá “Violência(s) nas relações de intimidade: a violência sexual como a face menos visível” por Sofia Neves, investigadora, professora universitária e presidente da Associação Plano i; “Prevenção da violência sexual em estudantes do ensino superior” por Natália Cardoso, da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima; e “Programas de intervenção em violência sexual”, por Conceição Alegre, da ESEnfC/”(O)Usar & Ser Laço Branco”.

Antes da sessão de encerramento do seminário, haverá ainda lugar à conferência “Implementação de planos de acção para a igualdade de género (GEPs) nas instituições de ensino superior”, a proferir, às 17h00, por Mónica Lopes, Universidade de Coimbra/Centro de Estudos Sociais.