Coimbra  5 de Dezembro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Escola de Enfermagem de Coimbra com nova pós-graduação em cuidados paliativos

5 de Novembro 2021 Jornal Campeão: Escola de Enfermagem de Coimbra com nova pós-graduação em cuidados paliativos

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) inicia, em Janeiro de 2022, um novo curso de pós-graduação em Cuidados Paliativos.

A formação visa contribuir para capacitar os enfermeiros na tomada de decisão clínica e na concepção dos cuidados dirigidos a pessoas com doença grave ou incurável.

Conhecer a filosofia e organização dos cuidados paliativos, desenvolver conhecimento e capacidades de resposta integrada nos processos de saúde/doença da pessoa e família em situação paliativa, conhecer as necessidades e os recursos da família para o exercício do papel de cuidador familiar e capacitar para o uso de estratégias de comunicação ajustadas às pessoas em situação paliativa são os objectivos gerais desta formação.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, “os cuidados paliativos são actualmente reconhecidos como uma parte integrante dos cuidados de saúde”, constituindo “uma abordagem orientada para a melhoria da qualidade de vida dos doentes e suas famílias que enfrentam problemas decorrentes de uma doença incurável com prognóstico limitado, e/ou doença grave, que ameaça a vida, através da prevenção e alívio do sofrimento com recurso à identificação precoce, avaliação adequada e tratamento efectivo da dor e de outros problemas físicos, psicossociais e espirituais”, refere a coordenação deste curso da ESEnfC.

Ainda segundo os docentes que asseguram o planeamento e desenvolvimento curriculares desta formação pós-graduada, “o plano estratégico para o desenvolvimento dos cuidados paliativos (2019), em Portugal, é explícito na referência à escassez de profissionais de saúde ‘com formação teórica avançada e prática em CP’ atendendo ao número crescente de pessoas com necessidades paliativas”.

Este novo curso de pós-graduação em Cuidados Paliativos segue as orientações da Ordem dos Enfermeiros para a formação pós-graduada e para o desenvolvimento de competências nesta área de cuidados.

Os interessados em preencher uma das 20 vagas disponíveis podem fazer a candidatura online até ao dia 26 de Novembro de 2021.