Coimbra  12 de Junho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Escola de Coimbra entre as finalistas do Prémio Energy Up da Fundação Galp

22 de Maio 2024 Jornal Campeão: Escola de Coimbra entre as finalistas do Prémio Energy Up da Fundação Galp

A Escola Básica Rainha Santa Isabel, em Coimbra, destacou-se como uma das 10 finalistas na quarta edição do Prémio Energy Up, promovido pela Fundação Galp. Este concurso nacional incentiva as escolas portuguesas a desenvolverem projectos inovadores que contribuam para a transição energética e a sustentabilidade.

O projecto “Escola Suave & Solar” da Escola Básica Rainha Santa Isabel propõe várias iniciativas para aumentar a eficiência energética no ambiente escolar, envolvendo toda a comunidade educativa. Este projecto fez parte das mais de 80 candidaturas analisadas pela Fundação Galp e os seus parceiros.

No próximo dia 29 de Maio, no Pavilhão do Conhecimento em Lisboa, alunos e representantes das escolas finalistas de Aveiro, Braga, Coimbra, Faro, Leiria, Portalegre, Porto, Setúbal e Viseu vão apresentar os seus projectos e aguardar o anúncio dos vencedores do Prémio Energy Up.

A escola vencedora receberá até 20.000 euros em painéis solares, o que pode representar uma poupança de até 1.000 euros na factura energética mensal. Além do grande prémio, os melhores projectos de cada ciclo de ensino (1.º CEB; 2.º/3.º CEB; Ensino Secundário/Profissional) serão premiados com até 2.000 euros para o primeiro lugar e 1.000 euros para o segundo e terceiro lugares, incentivando a continuidade dos esforços de sustentabilidade.

O Prémio Energy Up faz parte do projecto educativo Future Up da Fundação Galp, que visa mobilizar professores e alunos para uma transição energética justa e inclusiva. Desde 2010, este programa já envolveu 2,2 milhões de estudantes e professores, abrangendo mais de 21 mil escolas em Portugal.

Na edição anterior, o Centro de Educação e Desenvolvimento Pina Manique da Casa Pia de Lisboa foi o grande vencedor com o projecto “Pina Manique Circular”, que conseguiu reduzir o consumo de energia em 35%.

Este ano, o Future Up é co-financiado pelo Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia, aprovado pela ERSE, reforçando o compromisso com a sustentabilidade e a eficiência energética nas escolas portuguesas.

Lista das Escolas Finalistas por Distrito:

Escola Secundária de Oliveira do Bairro – Oliveira do Bairro, Aveiro

Escola Básica Virgínia Moura – Guimarães, Braga

Escola Básica Rainha Santa Isabel – Coimbra, Coimbra

Escola Básica da Conceição – Faro, Faro

Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Cister – Alcobaça, Leiria

Jardim-Escola João de Deus de Ponte de Sor – Ponte de Sor, Portalegre

Escola Básica de Aver-O-Mar – Póvoa do Varzim, Porto

Escola Básica Bernardim Ribeiro – Alcácer do Sal, Setúbal

Escola Básica do 1.º Ciclo n.º 3 de Sines – Sines, Setúbal

Escola Secundária de Tondela – Tondela, Viseu