Coimbra  25 de Novembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Escola de Anobra vence com trabalho sobre obesidade infantil

16 de Abril 2020 Jornal Campeão: Escola de Anobra vence com trabalho sobre obesidade infantil

A Escola Básica de Anobra, no concelho de Condeixa-a-Nova, venceu o primeiro lugar do Desafio Escola Missão Continente 2019/20, com um trabalho dedicado à prevenção da obesidade infantil.

A escola ganhou um prémio de 1 250 euros que poderá receber em material escolar ou desportivo, ou uma visita lúdico-pedagógica para os alunos, a um local que a escola poderá definir no próximo ano lectivo.

As turmas do 1.º ciclo da Escola Básica de Anobra trabalharam o tema da alimentação saudável através de várias actividades didácticas e de sensibilização junto das famílias e da restante comunidade escolar.

Os alunos criaram uma Brochura de Lanches Saudáveis que distribuíram por toda a comunidade educativa e desenvolveram uma peça de teatro em que as personagens (nomeadamente, um “Diabinho” e um “Anjinho” da Alimentação) exploram e debatem a importância de uma alimentação saudável e de saber interpretar rótulos.

Todos os trabalhos foram sujeitos a uma avaliação por parte do júri (composto por um representante da Escola Missão Continente e a consultora Sair da Casca), em função da reflexão sobre a situação da obesidade infantil, a importância de um estilo de vida saudável e a passagem de conhecimento aos encarregados de educação, privilegiando o forte envolvimento dos alunos no desenvolvimento dos trabalhos e procurando um formato original e criativo.

Nesta edição do programa Escola Missão Continente inscreveram-se 332 escolas de todo o país e 31 000 alunos já estão a participar em todas as actividades do programa.

O Programa Escola Missão Continente visa apoiar as escolas na sensibilização para uma alimentação saudável e um consumo consciente, abordando temas como dietas saudáveis, desperdício alimentar ou a importância da reciclagem.

Neste período excepcional que o país atravessa, a Escola Missão Continente reconhece o papel fundamental dos professores em continuar a envolver os alunos que estão em casa no processo de aprendizagem e, por isso, continuará a desenvolver conteúdos pedagógicos de apoio que estarão disponíveis para os educadores que queiram utilizá-los.