Coimbra  27 de Novembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Escola da Noite estreia espectáculo “A mulher como campo de batalha”

27 de Outubro 2020 Jornal Campeão: Escola da Noite estreia espectáculo “A mulher como campo de batalha”

A Escola da Noite estreia, esta quinta-feira (29), no Teatro da Cerca de São Bernardo (TCSB), em Coimbra, “A mulher como campo de batalha”, de Matéi Visniec.

O espectáculo tem encenação de Sofia Lobo e cumprirá uma temporada de 16 sessões até ao início de Dezembro.

Com o título alternativo, proposto pelo próprio autor, de “Do sexo da mulher como campo de batalha na guerra da Bósnia”, a peça foi escrita em 1996 e constitui um pujante retrato da guerra e da forma particular como as mulheres são vítimas directas e indirectas da barbárie, nesta e em outras guerras.

O espectáculo conta com as interpretações de Ana Teresa Santos e Paula Garcia. A temporada de quatro semanas, intercalada com outra programação do TCSB, estende-se até 06 de Dezembro. Os bilhetes custam entre cinco e 10 euros e podem ser reservados pelos contactos habituais do Teatro ou comprados na Internet, através da Ticketline.

A sinopse da peça encontra-se de seguida:

Dorra, vítima de violação durante a guerra da Bósnia, conhece Kate, psicanalista norte-americana, já fora do território em que as atrocidades foram cometidas. A relação que se estabelece entre as duas personagens e as memórias de cada uma convocam-nos para uma reflexão sobre os nacionalismos, a xenofobia e a violência extrema, mas também sobre os clichês e os lugares-comuns que demasiadas vezes condicionam as relações entre as pessoas e os povos.