Coimbra  2 de Dezembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Escola da Noite e O Teatrão vão retomar ensaios

21 de Maio 2020 Jornal Campeão: Escola da Noite e O Teatrão vão retomar ensaios

A Escola da Noite prevê retomar os ensaios ainda este mês e O Teatrão em Junho, depois de terem suspendido as actividades presenciais devido à covid-19, confirmaram as duas companhias de teatro de Coimbra.

A Escola da Noite deverá retomar os ensaios da peça “Palhaço Velho Precisa-se”, de Matei Viniec, “ainda neste mês”, disse hoje à agência Lusa Pedro Rodrigues, da direcção da companhia de Coimbra, sem avançar com uma data definitiva.

Depois de ter suspendido a apresentação de espectáculos no Teatro da Cerca de São Bernardo, devido à pandemia da covid-19, a companhia tem previsto a reabertura daquele espaço para actividades públicas “talvez em Julho”, com espectáculos marcados que ainda não foram cancelados.

“Vamos tentar perceber se é possível e de que forma”, afirmou Pedro Rodrigues, referindo que também estavam previstas actividades ao ar livre durante o Verão, sendo que também nesse aspecto a companhia aguarda normas da tutela.

Já O Teatrão, que gere a Oficina Municipal do Teatro (OMT), deve arrancar com os ensaios presenciais de um projecto de teatro comunitário sobre o Vale da Arregaça a partir de Junho, estando também prevista a componente presencial de uma oficina de dramaturgia para Julho, afirmou a directora da companhia, Isabel Craveiro.

Também em Julho, a companhia conta participar no Festival de Almada, com “A Grande Emissão do Mundo Português”, e acolher uma residência artística com Valério Romão e Marco António Rodrigues, referiu, salientando que “a ideia é preparar as novas criações à luz destas novas circunstâncias para se poder receber o público em segurança”.

Para Isabel Craveiro, garantir as condições de segurança na distância com o público será “a questão mais simples de resolver”, considerando “mais complexo” adaptar ou criar um espectáculo a partir das actuais circunstâncias.