Coimbra  15 de Julho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Escola Básica João de Barros recebe o 1.º prémio no Concurso Nacional Escola Alerta 23-24

18 de Abril 2024 Jornal Campeão: Escola Básica João de Barros recebe o 1.º prémio no Concurso Nacional Escola Alerta 23-24

A Escola Básica João de Barros, pertencente ao Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz, foi galardoada com o 1.º Prémio no Concurso Nacional Escola Alerta 23-24. O reconhecimento é fruto do desempenho no projecto intitulado “Da observação à intervenção, em prol da inclusão – Desafios e Perspetivas!”, no qual participaram 70 alunos dos 2.º e 3.º ciclos, sob a orientação de cinco docentes.

O projecto destacou-se por uma série de actividades, incluindo a observação e registo de dados sobre as diversas facetas da Escola. Este processo permitiu aos alunos apresentar conclusões fundamentadas e sugerir melhorias, dando voz às suas preocupações e perspectivas. Destacam-se ainda a elaboração de uma campanha para melhorar as acessibilidades, entrevistas com membros do Executivo das Juntas de Freguesia de Moinhos da Gândara e de Buarcos e S. Julião, bem como palestras online com representantes da Associação Salvador. Os alunos envolveram-se entusiasticamente numa variedade de actividades, destacando a importância da consciencialização para a construção de uma escola, uma sociedade e um mundo mais inclusivos.

O Concurso Nacional Escola Alerta, promovido pelo Instituto Nacional para a Reabilitação e já na sua 20.ª edição, distingue trabalhos que se destacam pela promoção e defesa dos direitos das pessoas com deficiência. Assim, a Escola Básica João de Barros destaca-se não apenas pelo seu compromisso com a educação inclusiva, mas também pela sua abordagem centrada na equidade, justiça e respeito pela diversidade.