Coimbra  25 de Julho de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Escola Agrária inaugura novo bloco em dia de comemoração dos 134 anos

22 de Abril 2021 Jornal Campeão: Escola Agrária inaugura novo bloco em dia de comemoração dos 134 anos

A Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC) comemorou, esta quinta-feira (22), 134 anos de história, tendo sido inaugurado oficialmente a remodelação do Bloco A.

A sessão solene iniciou-se pelas 11h00, num dos auditórios da Escola, com os habituais discursos de apresentação que estiveram a encargo de João Noronha, presidente da ESAC, Jorge Conde, presidente do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) e Pedro Fadiga, presidente da Associação de Estudantes da Escola.

Corridos os discursos dos intervenientes foi feita uma homenagem aos funcionários que se aposentaram nos últimos dois anos. No final recorreu-se à abertura oficial do Bloco A, que foi objecto de remodelação e se encontra, agora, em pleno funcionamento e que passou a dispor de quatro novas salas de aula, um laboratório, já existente, mas melhorado, e nove gabinetes para docentes.

João Noronha durante o seu discurso ressalvou o trabalho da Escola desenvolvido durante o último ano lectivo, em que a pandemia veio alterar o método de ensino e de trabalho. “Conseguimos trabalhar enquanto foi possível legalmente em regime presencial e correu tudo muito bem”, reforçou.

O presidente do IPC, Jorge Conde, no seu discurso, parabenizou a Escola à qual afirma ter “um grande carinho especial”, mostrando-se ainda satisfeito pelo percurso da ESAC ao longo dos últimos anos.

O dirigente destacou as últimas apostas de ensino da Escola Agrária que lançou dois novos cursos de licenciatura (Turismo e Enfermagem Veterinária). “A escola fez uma avaliação perfeita no caminho para onde tinha de caminhar e está a fazer um esforço para conseguir caminhar em terrenos que hoje são terrenos férteis para os jovens de 17 anos”, afirmou Jorge Conde tendo em conta que os cursos foram totalmente preenchidos e com um número de vagas acima do esperado.

Ao longo do breve discurso João Conde fez questão de reforçar as várias obras que tem desenvolvido em torno da ESAC, destacando a recuperação da casa do Bispo, considerando ser importante preservar esse património. O espaço que terá a sede do Politécnico de Coimbra vai ter um investimento final de mais de dois milhões de euros.