Coimbra  16 de Outubro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Escalada de Bloco leva 250 jovens a Soure

26 de Abril 2019

A vila de Soure acolhe, no próximo fim-de-semana, pelo quarto ano consecutivo, uma prova da Taça da Europa de Escalada de Bloco para escalões jovens (dos 14 aos 19 anos).
Organizado pela Federação Portuguesa de Montanhismo e Escalada, em parceria com o Núcleo de Escalada sourense, o evento reunirá mais de 250 jovens de 20 países, revelou Bruno Gaspar, técnico da FPME.
A competição, integrada no calendário da IFSC – International Federation of Sport Climbing, é a primeira das três provas que contam para a edição deste ano da Taça da Europa da modalidade.
Contando com a participação de alguns dos atletas que vão estar presentes em Tóquio, no próximo ano, edição de estreia da escalada em Jogos Olímpicos, a prova, com entrada livre, decorre no pavilhão Encosta do Sol (Soure), entre as 07h30 e as 19h30 de sábado (27) e a partir das 08h00 do dia seguinte, estando agendada para as 16h00 de domingo a cerimónia de encerramento.
Soure é o único local do país onde se têm realizado provas do Campeonato da Europa de Escalada de Bloco para jovens, o que representa “um reconhecimento por parte de organizações
internacionais da excelência das instalações e da organização das anteriores edições”, sustentam os promotores do evento.
Significativo é, igualmente, o facto de o número de participantes ter vindo a registar progressivo aumento, assinala Gaspar, referindo que em 2016 a competição registou a participação de 130 atletas, em 2017 perto de centena e meia e no ano seguinte 160, cifras que crescem para mais de 250 presenças este ano.
A tutela (Secretaria de Estado da Juventude e Desporto) não reconheceu, ainda, a FPME por causa do diferendo que existe entre esta entidade com a Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal (FCMP), que reivindica para si o montanhismo e escalada, indica Bruno Gaspar.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com