Coimbra  24 de Maio de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

ESAC em projecto europeu sobre melhoria dos solos agrícolas

2 de Dezembro 2016

A Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC) está a participar num projecto financiado pela União Europeia envolvendo cientistas de 16 países, que investigam “formas de melhorar a qualidade dos solos agrícolas”, anunciou hoje a instituição.

Intitulado “SoilCare”, o projecto, que conta com a participação de cinco investigadores da ESAC, procura investigar, durante cinco anos, “formas de melhorar a qualidade do solo, através de sistemas e técnicas de cultivo que beneficiam não só o lucro do agricultor, mas também o ambiente”, refere a escola.

De acordo com a ESAC, a iniciativa pretende “criar soluções que possam ser facilmente aplicadas pelos agricultores, numa estreita ligação com os agentes locais, por forma a garantir que qualquer técnica ou sistema possa ser facilmente disponibilizado à comunidade agrícola”.

“O projecto não se resume a mera investigação, estando os cientistas a trabalhar em conjunto com os agricultores, mas também com fabricantes de máquinas e políticos”, refere a escola.

No âmbito do “SoilCare”, os cinco investigadores da ESAC trabalham em colaboração com cerca de 15 produtores de milho e de arroz da região do Baixo Mondego.

“Um dos produtos deste projecto, que se iniciou em Abril de 2015, será uma ferramenta interactiva que permitirá aos decisores seleccionarem sistemas de cultivo que beneficiem o solo”, sublinha a instituição.

A ESAC assinala que, na segunda-feira (dia 05), será celebrado o Dia Mundial do Solo, instituído pelas Nações Unidas “como forma de sensibilizar a população para o papel fundamental que o solo desempenha nas nossas vidas, já que os actuais níveis de produção agrícola apenas são mantidos através da aplicação de fertilizantes, pesticidas e tecnologia, que mascaram as perdas de produção resultantes da redução da qualidade do solo”.

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com