Coimbra  25 de Agosto de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

ERSUC aumenta o número de ecopontos na região Centro

14 de Dezembro 2018

A população dos 36 municípios abrangidos pela ERSUC tem, agora, mais uma razão para fazer reciclagem, uma vez que a empresa instalou mais ecopontos, com o objectivo de “melhorar a qualidade do serviço prestado”.

Nesta ano de 2018, a ERSUC aumentou o número de ecopontos existentes e, até final do ano, serão colocados 680 novos ecopontos, “o que se traduz num aumento de 17 por cento dos equipamentos, perfazendo um total de 4 745 ecopontos disponibilizados para a deposição seletiva em toda a região”, explica.

Segundo a entidade, “todos os ecopontos estão já georreferenciados o que permite compilar a informação necessária à realização de uma gestão adequada da recolha selectiva”.

Mas o investimento passa, também, pela recolha selectiva dos resíduos provenientes do sector do comércio e serviços, e, para tal, foi promovida a campanha de sensibilização “Comércio a Reciclar” em mais de 3 000 estabelecimentos comerciais.

“A disponibilização destes meios, integrados num investimento de cerca de três milhões de euros, financiados pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), têm como objectivo contribuir para o alcance das metas de reciclagem do PERSU 2020”, sublinha, adiantando que “as metas definidas no PERSU 2020 em termos de materiais recolhidos e enviados para reciclagem são muito ambiciosas e a ERSUC aposta no reforço da quantidade e qualidade dos seus serviços, com os quais pretende chegar mais próximo da população, com mais recursos e de um modo mais eficiente”.

A ERSUC abrange uma área de 6 700 quilómetros quadrados (7,9 por cento do território nacional), servindo uma população de aproximadamente um milhão de habitantes e trata mais de 300 000 toneladas de resíduos por ano.

O Sistema inclui 36 municípios: Águeda; Albergaria-a-Velha; Alvaiázere; Anadia; Ansião; Arganil; Arouca; Aveiro; Cantanhede; Castanheira de Pera; Coimbra; Condeixa-a-Nova; Estarreja; Figueira da Foz; Figueiró dos Vinhos; Góis; Ílhavo; Lousã; Mealhada; Mira; Miranda do Corvo; Montemor-o-Velho; Murtosa; Oliveira de Azeméis; Oliveira do Bairro; Ovar; Pampilhosa da Serra; Pedrógão Grande; Penacova; Penela; S. João da Madeira; Sever do Vouga; Soure; Vagos; Vale de Cambra e Vila Nova de Poiares.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com