Coimbra  25 de Maio de 2022 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Equipa da Universcience visita o Exploratório Ciência Viva de Coimbra

2 de Abril 2022 Jornal Campeão: Equipa da Universcience visita o Exploratório Ciência Viva de Coimbra

A equipa da Universcience – Cité des Sciences e de L’industrie, um dos grandes centros de divulgação de ciência na Europa, situado em Paris, assistiu ao novo espectáculo do Exploratório, Som – Ciência em Palco – que hoje (2), às 17h00, estará em cena para todo o público –, e a reacção foi unânime: “Superbe!”.

“Fomos contactados pela Universcience, que sabia que o nosso filme Astronomia para Bebés tinha sido contemplado com o prémio Mariano Gago Ecsite Awards 2018. Esse foi o ponto de partida. Como a Universcience tinha acabado de lançar um espectáculo para crianças, estavam à procura de um parceiro em Portugal que também tivesse uma actividade para os mais novos sobre a temática da astronomia. Contactaram-nos e avançámos para este projecto, Astronomia para os mais novos“, explica Catarina Reis, da Direcção do Exploratório.

A parceria, no âmbito da Temporada Portugal França, acontece com a apresentação em Paris do filme do Exploratório Astronomia para Bebés, com um evento na Universcience, na primeira semana de maio; seguindo-se, em Coimbra, no Exploratório, na última semana de maio, o espectáculo da Universcience Parés au décollage. Uma segunda componente do projecto é uma “troca de experiências entre as duas equipas”, que tem sido “riquíssima, não apenas na área da astronomia, mas noutros projetos de promoção da ciência para os mais novos”.

Este poderá ser, é desejável que seja, destaca Catarina Reis, “um ponto de partida, não apenas na relação entre o nosso Hemispherium e o Planetarium da Universcience, mas também com as equipas que realizam actividades para o público infantil”. Igual percepção têm os elementos que compõem a equipa francesa de visita ao Exploratório.

“Foram três dias verdadeiramente espectaculares. Parece-me que a grande força do Exploratório está na equipa, nos monitores, que são fantásticos. Nós fomos surpreendidos e descobrimos tantas coisas, actividades e novas propostas, que podemos trabalhar em conjunto nos próximos anos”, diz Isabelle Leroux, monitora na Cité des Enfants.

Christelle Barclay é igualmente assertiva: “interessa-nos muito e a mim particularmente, enquanto responsável de produção do Planetarium, a continuação da colaboração com o Exploratório para além deste primeiro projecto na Temporada Portugal França”.

“É muito importante poder partilhar experiências com estes colegas de um grande centro de ciência europeu e perceber que há muitas afinidades, muito caminho a percorrer, mas também muitas oportunidades para o futuro”, diz Sílvia Franklim, monitora Exploratório e uma das responsáveis pela produção da nova versão do filme a 360º Astronomia para Bebés, em exibição no Exploratório, nas manhãs de domingo, às 10h30.