Coimbra  25 de Setembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

EPTOLIVA vence prémios internacionais

6 de Julho 2020 Jornal Campeão: EPTOLIVA vence prémios internacionais

A EPTOLIVA – Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil venceu dois prémios internacionais de ciência e tecnologia nas áreas da bioeconomia e ensino ‘online’.

“UNplasticize” é o projecto vencedor do “STEM Discovery Campaign – BLOOM Stories Competition” na categoria de “Ensino de Bioeconomia nas aulas de STEM das escolas secundárias”, sendo, também, o único projecto português incluído nos 23 vencedores mundiais do prémio “SCIENTIX Competition”.

Da autoria de Honorata Pereira, docente nessa Escola, o projecto,  publicado no site da “2020 STEM Discovery Campaign” (https://sdw-blog.eun.org/page/2/), é um blog que reúne um conjunto de trabalhos práticos de ciências desenvolvidos ao longo deste ano lectivo. Possui a função não só de agregar as melhores práticas no uso de recursos STEM inovadores, mas também de interligá-las, incentivando a aprendizagem interdisciplinar, com foco no estudo sobre a quantidade de (micro)plásticos presentes em bens essenciais de uso comum e na apresentação de soluções que visam minimizar o impacto de resíduos e plásticos no meio ambiente.

A “STEM Discovery Campaign 2020” é uma iniciativa internacional conjunta, organizada pela ‘Scientix’ (comunidade para o ensino das ciências na Europa) que convida projectos, organizações e escolas em todo o mundo, a reflectirem sobre carreiras e estudos nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM). Este ano, desafia os professores a encontrar formas inovadoras de aumentar a conscientização sobre a bioeconomia, enquanto o Concurso ‘SCIENTIX’ objectiva o invento e a organização das melhores práticas de ensino STEM em ambiente ‘online’.

Daniel Costa, presidente da ADEPTOLIVA, refere que estes prémios são a garantia que a Escola continua firme o seu percurso de sucesso. Estes concursos decorreram no período em que a maioria das escolas europeias se encontravam em regime de ensino não presencial, o que confirma que as metodologias decorrentes de um ensino à distância e a capacidade de envolver os alunos em actividades ‘online’, não limitaram a criatividade e a qualidade do ensino da EPTOLIVA.

O presidente acrescenta ainda que “A EPTOLIVA continua a projectar o nome de uma região, mas também o nome de Portugal a nível internacional, como escola exemplo de práticas inovadoras, em áreas da Ciência e Tecnologia, como resultado de um trabalho e estratégia de diferenciação do ensino”.

“UNplasticize” garante, assim, a presença da Escola no Workshop de Projectos de Ciências no Laboratório da Sala de Aula do Futuro, que acontecerá em Bruxelas de 25 a 27 de Setembro.