Coimbra  3 de Dezembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

EPTOLIVA vence prémio Sustentabilidade com produtos de cosmética eco-friendly

18 de Novembro 2020 Jornal Campeão: EPTOLIVA vence prémio Sustentabilidade com produtos de cosmética eco-friendly

O projecto ‘DreamSkin’da EPTOLIVA – Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil, do distrito de Coimbra, é o vencedor da categoria Sustentabilidade, da 3.ª edição do projecto Escola Amiga da Criança e consiste na criação de uma linha de produtos de cosmética sustentável.

O projecto DreamSkinquis, numa primeira fase, elaborar uma pesquisa bibliográfica sobre os microplásticos usados na cosmética e avaliar a constituição da pele inferindo as suas necessidades e cuidados básicos. Numa segunda fase, pretendeu-se avaliar os produtos de cosmética mais usados pelos consumidores, através da realização de um inquérito, e identificar os microplásticos presentes nesses produtos. Já na terceira fase, desenvolveu-se uma linha de produtos de cosmética, usando desperdícios orgânicos de valor biológico, como a borra de azeite, cera de abelha e o soro de leite, respeitando as características físico-químicas da pele, testando assim as propriedades antibacterianas dos produtos desenvolvidos, sem microplásticos.

Desta forma, num contexto de bioeconomia, foi criada uma linha de produtos de cosmética cuja proposta de valor assenta no desenvolvimento de uma marca de produtos de cosmética sustentável, “eco-friendly”.

O vencedor desta categoria vai ficar com a sua biblioteca recheada de livros LeYa, no valor de 500 euros, bem como usufruirá de prémios por partes de parceiros que se associaram à iniciativa. De destacar a oferta adicional pela note! de um cheque-oferta no valor de 1 000 euros em materiais escolares.

A 3.ª edição da Escola Amiga da Criança contou com o apoio da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Fundação Altice, REN, note!, Católica Business School, Sociedade Ponto Verde, Associação Mutualista Montepio, The Inventors, Fábrica Centro Ciência Viva, EKUI, Associação ACEGIS, Solfut, Maped e ANEBE com o projecto “Menores nem uma Gota” em parceria com Secretaria Regional da Saúde da Região Autónoma da Madeira.