Coimbra  20 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

EPTOLIVA representa municípios na final do concurso de ideias de negócio

8 de Maio 2023 Jornal Campeão: EPTOLIVA representa municípios na final do concurso de ideias de negócio

 

No âmbito da participação no Programa “Cria o Teu Futuro”, integrado no Projecto “Imagine.Create.Succeed” da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, a EPTOLIVA – Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil, apurou-se como vencedora em dois projectos, provenientes de Tábua e de Oliveira do Hospital, tendo agora a responsabilidade de representar os respectivos concelhos na Final Intermunicipal do Concurso de Ideias de Negócio da região de Coimbra, que se realiza a 5 de Junho, na Lousã.

A dupla vitória conseguida com os projectos “Mochila do Peregrino”, de Tábua, e “BordaLã”, de Oliveira do Hospital, é a demonstração real da dinâmica educativa, inovadora e empreendedora que esta Escola Profissional tem hoje, como refere o presidente da EPTOLIVA, Daniel Dinis Costa. “Esta é uma demonstração real das práticas inovadores do ensino praticado na EPTOLIVA, e que mais não é que, um reconhecimento ao trabalho diário de professores e alunos que diariamente fazem da EPTOLIVA a Escola mais empreendedora da região.”

A oportunidade trazida pelas Jornadas Mundiais da Juventude inspirou Letícia Marques, Sara Dias e Soraia Marques, alunas do Curso de Auxiliar de Saúde (11.º ano), a desenvolverem, sob a orientação da Professora Honorata Pereira, a “Mochila do Peregrino”, um saco compacto com todos os materiais e bens necessários para que um peregrino goze da melhor experiência com o máximo conforto.

De igual forma, o projecto “BordaLã”, que consiste na criação de um Super Festival Nacional cuja atracção principal será a lã da Ovelha Bordaleira Serra da Estrela, a acontecer em Março de 2024, tem como autores os alunos do Curso de Turismo (11.º ano), Ana Rita Martins, Camila Alves e Luís Cruz, e a orientação das professoras Gina Sousa e Cláudia Carvalho.

“Ambos os projectos são o resultado de quem Imagina e Cria com Sucesso”, como lembra o dirigente da EPTOLIVA, Daniel Dinis Costa. “Esta é também a visão da Escola e a missão que queremos desenvolver com os alunos e as alunas. Queremos “Formar Futuros” ancorados na cultura científica e técnica do empreendedorismo, como ferramenta e metodologia prioritária na formação profissional, pessoal e social das gerações do futuro, preparando assim a sua participação activa e eficaz na sociedade do Futuro.