Coimbra  24 de Novembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

EPTOLIVA galardoada com o selo “Escola Sem Bullying  – Escola Sem Violência”

23 de Outubro 2020 Jornal Campeão: EPTOLIVA galardoada com o selo “Escola Sem Bullying  – Escola Sem Violência”

A EPTOLIVA – Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil é uma das quatro escolas da Região de Coimbra que foram galardoadas com o selo “Escola Sem Bullying – Escola Sem Violência”. O anúncio foi feito pelo Ministério da Educação, no âmbito do Grupo de Trabalho “Escola Sem Violência, e que certificou 52 estabelecimentos de ensino, públicos e privados, de Norte a Sul do país.

Este selo deve-se ao trabalho que a EPTOLIVA promoveu e implantou, no ano lectivo de 2019/2020, através de um Plano de Prevenção e Combate ao Bullying e ao Ciberbullying, que adopta práticas diárias de promoção da saúde e do bem-estar da comunidade educativa, reguladas pelos princípios da não violência, da inclusão e da não discriminação.

Neste campo de acção foram dinamizadas actividades que tornam a EPTOLIVA mais inclusiva, promotora de um ambiente mais seguro e saudável, permitindo aos alunos desenvolver valores e competências que promovam o desenvolvimento pessoal e a intervenção social.

“Este selo é mais um reconhecimento do trabalho de excelência que coloca a EPTOLIVA num patamar de mérito nacional e representa para toda a comunidade educativa a valorização do trabalho efectuado por todos os intervenientes, (alunos, docentes, funcionários, encarregados de educação) envolvidos neste combate.

Como reconhece Daniel Costa, presidente da EPTOLIVA, “o valor simbólico deste selo não é apenas o de mais uma conquista, mas sim de mais um passo na formação de cidadãos sensatos, livres de preconceitos, determinados e mais seguros e que saibam lidar com o quotidiano sem fazer uso de qualquer tipo de agressões, responsabilizando toda a comunidade educativa para uma atitude de maior tolerância e inclusão social.”