Coimbra  25 de Outubro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Eptoliva constrói um carro de rally campeão do mundo

22 de Junho 2021 Jornal Campeão: Eptoliva constrói um carro de rally campeão do mundo

A Eptoliva – Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil construiu uma réplica do carro de rali de Rui Madeira, o Mitsubishi Lancer Evo III, com o qual se sagrou campeão do mundo de ralis Grupo N no ano de 1995.

A apresentação deste projecto surgiu no âmbito da comemoração dos seus 30 anos, na realização de um Ciclo de Conferências “EPTO FUTUROS 30.30”, que integra várias temáticas, parte destas, desenvolvidas na especificidade e área de formação dos diversos cursos profissionais em funcionamento nesta Escola Profissional. “Desporto Motorizado (In)Sustentável” foi o mote do encontro.

O evento, que decorreu no dia 18, teve início com a apresentação pública do EPTO Rally Car, uma réplica do carro de rali campeão do mundo de Ralis em 1995, construído pelos alunos deste curso profissional, sob a orientação do director de curso, João Mendonça, que aludiu a este desafio lançado pela escola no início do ano, como “uma excelente oportunidade para os alunos colocarem em prática uma série de operações de manutenção e de intervenções mais específicas, necessárias para a transformação do carro. Este é um projecto que está apenas no início, e ao qual os alunos ficarão responsáveis por manter este carro em bom estado e, sempre que possível, melhorá-lo”, afirma.

Durante as acções de comemorações realizou-se ainda um EPTO Rally Tour, um percurso inédito com carros de rally, UTV e Motos, pela cidade de Oliveira do Hospital e património turístico da Bobadela, conduzido por pilotos, reconhecidos e premiados nos vários segmentos da competição motorizada, e que ao longo dos tempos representaram e divulgaram muito bem a região: Rui Madeira e Pinto dos Santos, pilotos de Rali, Jorge Gouveia, piloto de Enduro, e o piloto de Motos e UTVs, Nuno Nunes.

Esta iniciativa finalizou com um webinar no qual o oliveirense Rui Madeira reconheceu o excelente trabalho realizado na EPTOLIVA, ao ver a réplica do carro que o sagrou campeão Mundial de Ralis, reforçando a necessidade de se investir neste tipo de iniciativas pedagógicas, bem como na importância destas na promoção do Território associada ao Desporto Motorizado. O campeão do Mundo demonstrou a sua satisfação pelo trabalho feito na EPTOLIVA, deixando a promessa de continuar a trabalhar em parceria com a Escola neste tipo de actividades.