Coimbra  27 de Junho de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Envelhecimento: “Gestor da felicidade” é proposto como nova profissão

5 de Fevereiro 2019

Ricardo Pocinho (ANGES), Mário Velindro (ISEC) e Pedro Carrana (ANGES)

 

O 2.º Congresso Internacional sobre Envelhecimento, que irá realizar-se de 25 a 28 de Maio, no Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, irá propor a criação de uma nova profissão, segundo anunciaram, hoje, os organizadores.

“Gestor da felicidade organizacional” é a designação da nova actividade profissional, com o respectivo dossiê a ser apresentado e entregue ao Governo, conforme referiu Ricardo Pocinho, da organização do congresso e presidente da Associação Nacional de Gerontologia Social (ANGES).

A nova profissão visa “incentivar a predisposição para a produtividade, em organizações sociais em que as pessoas apresentam elevados níveis de cansaço, doenças como a depressão e a ansiedade, assim como lesões musculo-esqueléticas” conforme adiantou.

Pedro Carrana, também da ANGES, deu a conhecer que irá ser apresentado um estudo, elaborado em colaboração com a Universidade de Córdoba e em que foram inquiridas 250 000 pessoas, sobre “o capital emocional dos recursos humanos das organização sociais”.

Mário Velindro, presidente do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC), onde irá decorrer o congresso, justificou o apoio pelo contributo que a iniciativa dará para “alertar e despertar o país para a necessidade de se inverter a situação do envelhecimento da população, com o decréscimo da natalidade”.

“Há mais engenheiros velhos do que jovens e estes, apesar de serem poucos, tiram o curso e afastam-se do país”, referiu, sublinhado por outro lado, no âmbito do congresso, a realização da 1.ª Feira Nacional de Envelhecimento, Saúde e Tecnologias, onde vão estar presentes 20 expositores.

O congresso, que vai integrar, também, o 1.º Encontro Luso-Brasileiro de Educação Social, contará com cerca de 400 participantes, de Portugal, Espanha, Brasil e Cabo Verde, e a apresentação de uma centenas de comunicações livres.

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com