Coimbra  20 de Outubro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Entrada em festa em 2019 desde a praia até à Serra

29 de Dezembro 2018

O ano velho está de saída e 2019 já espreita pela fechadura, mas as despedidas e as boas-vindas devem ser celebradas em festa e isso é o que não vai faltar na região Centro. Do mar à serra, da cidade ao campo, com mais ou menos música ou fogo de artifício, há muito por onde escolher.

Em Coimbra, a festa de fim de ano traz uma noite recheada de boa música portuguesa e quatro palos com diversos estilos, para diferentes gostos e faixas etárias, tudo com entrada livre.

A “Baixa” de Coimbra volta a ser o epicentro das celebrações, aproveitando os restaurantes e cafés para potenciarem o seu negócio na recta final de 2018.

A festa terá início pelas 19h30, com o grupo Bossa a Meias, a percorrer a rua de Ferreira Borges. Segue-se, no Terreiro da Erva, onde está instalado o palco ‘Baixinha’, a actuação da Banda Ice, a partir das 22h00.

O largo da Portagem, com o palco ‘Mondego’, vai receber os míticos UHF, a partir das 22h30, para um concerto que promete ser inesquecível, ao som de “Cavalo de Corrida”, “Brincar no Fogo”, “Matas-me com o teu olhar” ou “Menina estás à janela”.

Quando soarem as 12 badaladas e depois do champanhe e das passas, nos céus da cidade poder-se-á assistir a 10 minutos de fogo de artifício, que dão as boas-vindas a 2019.

A festa continua logo depois, pelas 00h10 com o cantautor português Diogo Piçarra, que irá certamente animar adultos, jovens e crianças, com os seus êxitos bem conhecidos. O artista lançou, em Maio, o EP “Abrigo” com músicas como “Era uma vez”, “Abrigo” e “Paraíso”. Ainda no palco ‘Mondego’ actuam, pelas 01h30, a banda Insert Coin.

Já na praça do Comércio, no palco ‘Coimbra’, é o DJ conimbricense Francisco Cunha que estará a animar as centenas de pessoas, a partir das 00h10, seguido pela Bandit´z live, às 01h30.

Por fim, a noite prolonga-se até de madrugada com músicas desde os anos 70 até à actualidade, no palco ‘Revival’, na praça de 08 de Maio, a partir das 00h15, com o DJ Rui Tomé.

Indo um pouco mais para o litoral, na Figueira da Foz, a festa de passagem de ano será, também, de arromba, com um cartaz musical diversificado com Paulo Gonzo, Waze e o ‘hip hop’ dos Wet Bed Gang.

Todos os concertos serão de entrada livre e têm lugar na praça do Forte. Paulo Gonzo actuou ontem (29); Waze mostra-se hoje ao público figueirense e para a última noite do ano, o palco será preenchido com ‘A Partir Tudo’, os bem conhecidos Wet Bed Gang e a Dj russa Olga Ryazanova.

Um pouco mais para Norte mas ainda junto ao mar, chegamos a Mira, onde desde há alguns anos e em parceria com a rádio RFM, tem acontecido a festa de fim de ano de grandes proporções.

Este ano, a principal atracção é o cantor angolano C4 Pedro (que actua a 31 de Dezembro), mas também irão passar pelo palco principal Os Quatro e Meia (hoje, 30); e na última noite do ano a Banda Malho, DJ Pedro Carrilho e os DJ´s RFM Rich e Mendes.

Para além disso, durante três dias, haverá moda, largada de lanternas no céu, uma corrida colorida e, claro, o espectáculo piro-musical.

Como habitualmente, também em Oliveira do Hospital haverá a tradicional festa de passagem de ano, na Central de Camionagem, a partir das 22h00 e com entradas livres, com actuações do Grupo AF e Função Públika.

Também na Praia da Tocha, em Cantanhede, a Associação de Moradores decidiu promover uma festa de passagem de ano, em parceria com a produtora Efervescente, e que conta com o apoio da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia.

A programação começou ontem (29) e terminará a 01 de Janeiro.

Para hoje está prevista a ‘Festa do Associado’, que tem início marcado para as 13h00, consistindo num almoço aberto a todos, no interior da tenda do evento, onde serão também instalados insufláveis para os mais novos se divertirem.

Às 15h00 terá início o programa musical deste dia com a actuação do Grupo Ritmo Popular, seguindo-se a actuação de ARO, que subirá ao palco a partir das 18h00. O encerramento de domingo ficará a cargo do Colectivo Efervescente (DJ set).

Para o último dia do ano foi preparado um grande programa de animação para todos aqueles que vierem celebrar a entrada no novo ano na Praia da Tocha. Desde logo, para aquecer a noite haverá uma grande fogueira em frente à sede da Associação de Moradores da Praia da Tocha.

Já na música, é o grupo Wave que tomará conta do palco, pelas 22h00 e, ao soar da 12 badaladas, ocorrerá um grande espectáculo piromusical sobre o areal da praia que, com a junção de música e fogo de artifício, dará as boas vindas ao novo ano.

A partir das 02h00 do primeiro de Janeiro, será a vez dos Celeste Mariposa iniciarem a sua actuação que se estenderá noite dentro, encerrando assim com chave de ouro este grande programa de animação.

Ao longo deste evento haverá também grupos a actuar pelas ruas da Praia da Tocha, contribuindo assim para animar esta localidade e envolver ainda mais a população nos festejos do fim de ano.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com