Coimbra  26 de Junho de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Entidades públicas juntam-se para sessão se esclarecimento em Penela

14 de Março 2019

A aldeia do Traquinai, na freguesia do Espinhal (Penela), vai acolher no próximo sábado (16), pelas 14h00, uma sessão de esclarecimento no âmbito do programa “Aldeia Segura, Pessoas Seguras”.

A iniciativa, promovida pela Autoridade Nacional de Proteção Civil e o Município de Penela, em colaboração com os Bombeiros Voluntários, a Junta de Freguesia do Espinhal, a GNR e o CLDS, pretende “implementar estratégias de proteger os aglomerados populacionais face a incêndios rurais, o que fazer em caso de incêndio e quais os locais de abrigo e refúgio”, revela a autarquia.

A acção é aberta a toda a população do concelho de Penela e irá incidir “numa avaliação dos riscos,

mas entre outros, serão também exercitados: procedimentos para manter a residência segura; meios de autodefesa; identificação de proprietários em infracção relativamente à legislação em vigor no que concerne à constituição de faixas de gestão de combustível; como dar o alerta em caso de incidente; o que fazer em caso de aproximação do incêndio e o que fazer em caso de a aldeia ficar cercada”, adianta a Câmara Municipal, adiantando que serão distribuídos folhetos com indicações sobre o que fazer em caso de incêndio e outras medidas de auto-protecção.

A ideia é “desenvolver e implementar ao nível local um conjunto de actividades em prol da protecção e segurança de pessoas e bens, face à iminência ou ocorrência de incêndios rurais ou outros incidentes”.

Outras sessões semelhantes serão, também, realizadas noutras aldeias do concelho de Penela, durante os meses de Março e Abril.

Mais informações podem ser consultadas em https://aldeiasegura.pt/

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com