Coimbra  24 de Fevereiro de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Enguias, Lampreias e Sável: Irmãos Norinho com enorme procura nacional e internacional

6 de Fevereiro 2024 Jornal Campeão: Enguias, Lampreias e Sável: Irmãos Norinho com enorme procura nacional e internacional

A Associação Figueira Sabor a Mar acaba de promover uma visita promocional às novas instalações de um dos seus patrocinadores, os Irmãos Norinho, que têm como produto estrela as enguias, lampreia e sável, mas também outros peixes, mariscos e carnes congeladas

Com mais de seis décadas de existência, a empresa familiar Irmãos Norinho, cuja história começou no século passado (1960) com os pais Diamantino e Áurea Norinho, que vieram de Gondomar e antes de se instalar na Figueira da Foz, ainda passaram por Salvaterra de Magos. Alcácer do Sal e Mértola, sempre no ramo de compra e venda de enguias, lampreias e sável.

Na localidade da Costeira, freguesia de Alhadas, Diamantino Norinho encontrou na altura, o terreno com as condições ideais para implementar as infra-estruturas adequadas à acção da empresa. À época, a comercialização centrava-se nas enguias bebes. Com a chegada do século XXI, o legado passa para dois dos três filhos do fundador e recebe uma nova designação: Irmãos Norinho, Lda.. Os rostos deste negócio familiar são, desde então, Jorge, pai de Rafael o “coração da empresa”, e Vítor Norinho, responsável pelos números.
A enguia (adulta), a lampreia e o sável são os produtos-estrela da Irmãos Norinho. Os três são vendidos vivos, daí o cuidado extremo com a qualidade e sobretudo a distribuição, utilizando uma frota de veículos modernos com tanques de fibra feitos à medida em cada carrinha, os quais estão equipados com turbaria dianteira de ar, garrafa com oxigénio e um motor extra para reciclagem de ar, para garantir a máxima qualidade das enguias aos clientes.

Com um avultado investimento em infra-estruturas que abriu portas a meio de 2023, dando trabalho a uma dezena de pessoas, onde a venda da enguia fresca amanhada ou a enguia fumada são novidade (são lideres de mercado na enguia) e apesar das dificuldades do produto, sobretudo na lampreia por razões climáticas, até Abril esperam ter comercializado cerca de 20 mil lampreias

Além do trio de produtos acima referido, este negócio familiar foi crescendo com o tempo, abriu novos horizontes em mariscos, outros peixes – bacalhau, incluído – e carne congelada, atingindo a distribuição nacional em 2001, altura em que nasce a empresa Irmãos Norinho, Lda, que continua a actividade e, em 2005, adiciona-lhe valências nomeadamente, compra e venda de produtos congelados, bacalhau e mariscos.

Continuando na senda do crescimento, em 2014, é criada a marca “Delícias do Mondego”, marca própria da empresa que consiste em produtos preparados com os seus produtos (enguias, lampreias, mariscos, etc). Marca registada, esta gama apresenta as seguintes iguarias prontos a comer: enguias em molho de escabeche, ensopado de enguias, miolo de camarão picante e mexilhões em molho de escabeche, mas também: Camarões de todos os calibres, Sapateira, Búzios, Vieiras, Mexilhões, Ameijoas, Navalheiras e Lavagantes

Entre outros produtos, também o Bacalhau “fiel companheiro português”, encontra-se disponível em posta completa, posta económica, posta longa nobre, lombos e migas.

Mas a qualidade dos produtos e a forma séria de estar no mercado obrigaram a alargar a gama de produtos às carnes/porco preto, com destaque para os Lagartos, Tirinhas de porco preto, Lagartixas, Plumas legitimas, Plumas do Cachaço, Secretos, Entrecosto, Abanicos, Lombinhos, Bochechas, Costeletas, Cachaço, Picanhas, Vazias, Acém de novilho entre outros também disponíveis.

Nas novas instalações e com uma dignidade comercial própria representam também algumas marcas de vinho: casas da Bairrada, a adega S. Domingos e da reputada marca de vinhos do Douro e Dão, FTP vinhos, a Irmãos Norinho disponibiliza estas escolhas para aumentar o seu leque de produtos com a qualidade que os caracteriza.