Coimbra  24 de Novembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Enfermeiros do CHUC discutem factos e desafios de trabalhar durante a pandemia

30 de Outubro 2020 Jornal Campeão: Enfermeiros do CHUC discutem factos e desafios de trabalhar durante a pandemia

Decorreu na passada semana, no auditório do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) e Plataforma TEAMS, o segundo evento Nursing SHARE de 2020, subordinado ao tema da actualidade: “Enfermagem do CHUC em tempos de pandemia: factos e desafios”.

Esta sessão, que teve 70 participantes, decorreu sob a forma de painel e comentadores e teve como objectivos desenvolver uma reflexão partilhada sobre experiências relevantes na resposta à pandemia e reflectir sobre os desafios enfrentados na gestão estratégica e prática clínica no contexto do CHUC, e de outras instituições do SNS que assumiram destaque.

A Enf.ª Directora Áurea Andrade fez a sessão de abertura, tendo destacado “o abnegado profissionalismo e sentido de missão de serviço público dos profissionais do CHUC, em tempo de pandemia”, dirigindo-se em particular aos enfermeiros, enfatizando que “apesar dos tempos difíceis que atravessamos, persiste a resiliência e a motivação para organizar e contribuir para momentos de partilha de experiências tão importantes como esta.”

O tema “Follow-up a Enfermeiros e Assistentes Operacionais do CHUC durante a pandemia” da autoria das enfermeiras Goreti Almeida e Elisabete Santos, destacou as vivências dos profissionais que contraíram infecção por SARS-COV2 e a importância, neste contexto, da intervenção especializada de enfermagem de saúde mental e psiquiátrica. “A expressão da documentação nos doentes com covid-19”, apresentado pelo Enfº Carlos Fernandes, explana uma análise dos diagnósticos de enfermagem mais prevalentes e respectiva evolução diagnóstica, nos doentes codificados com covid-19.

 

Artur Carvalhinho, Enfº director do Hospital Arcebispo João Crisóstomo, Cantanhede, abordou o tema “Gestão e manutenção de visitas dos doentes internados durante a pandemia” destacando as estratégias metodológicas, que permitiram manter visitas e contacto durante as diferentes fases de evolução da pandemia.

“Cuidados, dificuldades e estratégias no internamento do doente covid-19”, tema da autoria das Enf.ªs Ana Cláudia Leão e Ana Isabel Ribeiro, (do Serviço de Doenças Infecciosas – Internamento, do Centro Hospitalar e Universitário de S. João no Porto), revelou-nos a evolução do planeamento de cuidados e todas as dificuldades na resposta eficiente à pandemia valorizando o trabalho em equipa.

A Enfª Celínia Antunes, (da Unidade de Prevenção e Controlo de Infecções e de Resistência aos Antimicrobianos do CHUC), valorizou a grande capacidade de adaptação e de reinvenção de práticas, destacando que perante a imprevisibilidade, a capacidade de adequação das normas aos contextos na sua especificidade trará efeitos para o futuro, na visão da humanidade dos cuidados e no sentido de ultrapassar fragilidades anteriores.

A Enfª Susete Coelho, (do Serviço Cirurgia do Hospital Geral do CHUC), partilhou e cruzou a sua própria experiência na assistência aos doentes com covid-19, com as temáticas abordadas, salientando o conhecimento em construção sobre o desconhecido, e a partilha interpares, o espírito de equipa, de união e de missão, apesar do medo e insegurança, o manter o cuidar humano e a acessibilidade da informação às famílias.

Alexandre Lourenço, presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares, enquanto comentador deste evento, deu ênfase à forma salutar de acompanhamento aos profissionais e a prioridade deste cuidar, tendo evidenciado a importância de manter o sistema de informação activo, na continuidade da codificação e transformação da informação em conhecimento.

Os objectivos deste segundo evento, que foi moderado pelo Enfº coordenador do projecto Nursing SHARE, João Filipe Fernandes, com a participação da Enfª directora do CHUC, Áurea Andrade, foram amplamente atingidos em prol de um bem comum, a saúde.

O projecto Nursing SHARE está integrado no plano estratégico da direcção de enfermagem do CHUC, tendo surgido da necessidade de adoptar medidas para a promoção, divulgação e partilha de experiências de boas práticas e inovação, passíveis de serem replicáveis em vários contextos e com tradução em ganhos em saúde para o utente.