Coimbra  26 de Novembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Enfermeira do Hospital Pediátrico e da ESEnfC vence Prémio Europeu de Excelência

29 de Maio 2020 Jornal Campeão: Enfermeira do Hospital Pediátrico e da ESEnfC vence Prémio Europeu de Excelência

Márcia Pestana-Santos, enfermeira há 15 anos no Hospital Pediátrico de Coimbra e docente na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), foi distinguida, ontem (28), com o ‘Prémio Europeu de Excelência 2020 na Prática de Enfermagem’, atribuído pela Sigma (sociedade honorífica de enfermagem).

O trabalho da enfermeira foi avaliado pela Sigma com grau elevado de perfeição e de bondade.

A especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, a exercer desde 2005 no Bloco Operatório do Hospital Pediátrico de Coimbra é, também, mais recentemente, docente na ESEnfC, e foi distinguida no âmbito de uma avaliação por nota curricular, na qual foram apreciados aspectos como “a compaixão e a atenção nos cuidados prestados, a prática clínica baseada na evidência científica e a promoção de planos de atendimento individualizados”, revela a ESEnfC.

A Sigma Europa considerou, também, que a enfermeira Márcia Pestana-Santos “actua como inspiração para colegas, pacientes e familiares”.

Natural da ilha da Madeira, Márcia Pestana-Santos já havia recebido outros cinco prémios ou honras, coleccionando assim mais um “título”, concedido esta semana, durante a 5.ª Conferência Bienal Europeia da Sigma, que hoje termina e que está a ser organizada pela ESEnfC e pelo Capítulo Phi Xi da Sigma, constituído na ESEnfC em Setembro de 2011.

Trata-se não só de “uma satisfação enorme o reconhecimento internacional de uma enfermeira portuguesa a trabalhar em Portugal, mas também uma responsabilidade acrescida no sentido de trabalhar continuamente e sempre para melhorar o que se fez até ao momento na prática clínica”, afirma a galardoada.

Licenciada em Enfermagem (pela então Escola Superior de Enfermagem Dr. Ângelo da Fonseca), mestre em Ciências de Enfermagem (pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, da Universidade do Porto) e a frequentar estudos de doutoramento em Enfermagem (também no ICBAS), a enfermeira e docente na ESEnfC é, ainda, pós-graduada em Enfermagem de Anestesiologia.

Na ESEnfC, Márcia Pestana-Santos lecciona a área curricular de Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria e orienta ensinos clínicos de Cuidados Primários/Diferenciados. É, ainda, investigadora na Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E), acolhida pela ESEnfC.

Em 2020, foram ainda vencedores dos Prémios da Sigma Europa de Excelência 2020 (nas categorias de Educação em Enfermagem e Investigação em Enfermagem), respectivamente, os professores Peter Vermeir (Bélgica) e Jan Dewing (Reino Unido).

Perto de 280 congressistas de 28 países dos cinco continentes participam, durante estes dois dias (28 e 29 de Maio), na 5a Conferência Bienal Europeia da Sigma, este ano organizada num formato à distância (videoconferências), em virtude do contexto de pandemia por coronavírus.